Anúncios
educação

Perguntas feitas

Participo de uns 5 grupos de Professores, no whatsapp. Outros tantos aqui. E a pergunta comum é: e os 200 dias letivos? Em sequência é: aula online conta como dia letivo?

Claro que temos que ter a orientação de algum nível central, mas o que vejo é que a ficha não caiu. Independente do tempo que ficaremos em quarentena, o ano letivo de 2020 é um ano atípico.

Vamos imaginar o melhor cenário. Todos os alunos recebem aulas online, fazem e devolvem suas tarefas ( quem trabalha em cursos online sabe que a perda é enorme, mesmo com adultos, mas faremos esse execício). Quem é professor sabe que terá que equalizar ao voltar.

Mas vamos acrescer uma pitada de realidade. Nem todos terão acesso ao mundo da internet. Temos saídas, além da internet, TV , rádio, correspondência… Mas mesmo assim, teremos que equalizar na volta.

Então: o cenário é outro e a ficha tem que cair rápido. Mudamos a frequência da rádio e queremos ouvir a mesma música, pior dançar a mesma música e esperar que o corpo de ballet dance lindamente uma música que não foi ensaiada ao se reencontrar.

A pergunta que devemos fazer, juntos, sem egos inchados é: o que quero no fim do ano que meu aluno tenha? Façam um exercício de desapego. O que é essencial?

Não perguntem sobre dias letivos, aulas, provas… E sim, o que espero do meu aluno nesse cenário?

É uma pergunta com resposta coletiva. Não caiam na mediocridade, mas caiam na real. A frequência é outra.

Anúncios

2 comentários

  1. Estamos passando por um momento difícil, mas que irá passar. Quando retornarmos ao período de aula normal, teremos que escolher quais objetivos são mais importante e como serão atingidos, quais conteúdos são mais significativos para o desenvolvimento do nosso aluno. Não adianta querer correr contra o tempo! Teremos que ter muito cuidado na forma como iremos encarar essa volta. O que tem que ser levado em conta será a qualidade do aprendizado do aluno. Teremos que trabalhar em conjunto com os outros professores, um ajudando o outro. Calma vamos conseguir! Força. Beijos – Glauci/CN CEF 34 de Ceilândia – DF

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: