Anúncios

Plano de Aula – Primeiro Dia

O que fazer?

Aula é sempre um momento de reinventar. Por mais anos que tenhamos, por mais estrada percorrida,… sempre teremos aquele frio na barriga.

No post sobre sugestões de planos de aula, muitos pedidos foram feitos mas o que mais me chamou atenção foi: ” preciso sair da mesmice no primeiro dia de aula!”

O plano que está em anexo tem essa ideia. Saía da mesmice.

Uma sugestão de Plano de Aula

Em grupos de 4 ou 5 alunos que eles mesmos escolham, você pode perceber já no primeiro dia de aula um pouco de cada um: os líderes, os organizados, os que escrevem, os que observam, os tímidos…

Deixe o grupo escolher a função de cada um:

  • Líder( L): que toma conta do tempo, faz com que o trabalho flua.
  • “Perguntador” (P): o único do grupo que pode perguntar para você ( isso organiza a bagunça). Ele vai reunir as perguntas e fazer para você. Combine como será feito.
  • Mediador (M): aquele que faz com que cada um tenha vez e voz.
  • Repórter / Escritor ( R/E): aquele que vai falar pelo grupo no final de cada etapa e fazer anotações. Pode ser um ou dois alunos ( neste último caso cada um com uma função diferente)

Explique as funções e os deixe escolher. Esse é o momento de mapear os Líderes naturais da sala. Se eles se conhecem, esse etapa se dá de maneira rápida. Se não, pode levar mais tempo.

Use o Plano de Aula como Guia, mas nunca como uma Grade:

Adapte o plano de aula que criei. Ele tem três etapas bem definidas:

  • A apresentação de cada aluno para o grupo. Mesmo se conhecendo faça perguntas que, geralmente, não são feitas em sala: o que você gosta? O que te irrita? Quem são seus melhores amigos? Como se sente na escola?
  • Uma tempestade de lembranças do que sabem em Ciências. Essa parte, deixe-os livres para perceberem o que sabem. Mesmo que os conceitos/palavras não correspondam ao correto.
  • O que levo de Ciências no meu cotidiano? Aqui eles devem ligar o que sabem ao que fazem. Uma coisa é saber, outra é transferir para o seu dia-a-dia.

A cada etapa, deixe um tempo para o Repórter levar para outro grupo o que debateram. Peça para não repetirem de grupo.

No final…

Peça para cada Repórter de cada grupo relatar as conclusões tiradas em cada etapa.

Escreva no quadro os tópicos importantes para que todos vejam.

Nunca esqueça…

Você é o mediador. Não corrija muito pois essa é a etapa de diagnóstico.

Material para baixar:


Plano de aula.

Folha de Planejamento para as suas anotações .

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: