Stem é um termo, em inglês, usado para designar o campo do conhecimento composto por ciências, tecnologia, engenharia e matemática (science, technology, engineering, and mathematics). O acrônimo é utilizado, principalmente, para caracterização de currículos de instituições de ensino ou como forma de dar ênfase às áreas de conhecimento de determinada política pública de educação.

stem logo

Os países que alcançaram excelência no ensino de Ciências e Matemática usaram, em sua maioria esse método de ensino. Experimentar, pensar em projetos, em resolução de problemas, errar e acertar… basicamente é isso. Nossa tradição em ensino de Ciências no Brasil é dar aulas, falar, falar e falar. Os alunos escutam e tomam notas, depois são testados. Isso não é aprender Ciências.

Um método que ajude ao aluno a testar um conceito e aprender; é ensinar Ciências. E a gente ( Professores) temos medo de deixar que as crianças errem, errar é feio, mas errar é fazer Ciências.

stem 2

Preparando crianças para empregos do futuro

Nunca é cedo demais para crianças de todas as idades começarem a se preparar para uma carreira profissional, especialmente aquelas que estão interessadas ​​em tecnologia. O mundo em que vivemos hoje continua dependendo cada vez mais de habilidades digitais e as ofertas de trabalho em programação estão em alta demanda. Agora que as carreiras do STEM são um grande foco no mercado, aprender habilidades tecnológicas é essencial para qualquer caminho de carreira bem sucedida. Por isso, listamos os principais motivos de como o ensino de STEM ajuda na futura profissão de seu aluno:

  • Resolução de problemas. É essencial aprender a resolver problemas, pois essa habilidade é um benefício para qualquer profissão. Resolver problemas geralmente inclui muitos testes e erros, permitindo reflexão e análise quando surgem complicações. Quando aprendemos a lidar com a tecnologia, adquirimos a capacidade de entender a importância do sequenciamento, organizando problemas em etapas menores e mais gerenciáveis.
  • Comunicação. Quando as crianças aprendem habilidades tecnológicas, elas mudam positivamente a maneira como são capazes de se comunicar uns com os outros. Com a criação de jogos e aplicativos, desenvolvem-se tanto habilidades técnicas como criativas. Para fazer isso com sucesso, elas são estimuladas a se comunicar com os outros. Quando as crianças estão criando e construindo, suas mentes estão sempre procurando as novas ideias.
  • Desenvolve habilidades essenciais para o futuro. Permite que compreendam melhor uma variedade de assuntos, o que significa que elas poderão se relacionar melhor com o mundo exterior. Oferece aos alunos uma vantagem competitiva porque ajuda na alfabetização de competências essenciais, tais como pensamento crítico, colaboração, liderança, adaptabilidade, empreendedorismo, escrita eficaz, acesso e análise de informações, criatividade, trabalho em equipe, entre muitas outras. Estas competências serão fundamentais para o futuro das crianças.
  • Prepara o caminho para carreiras em demanda. Milhões de trabalhos relacionados às áreas de STEM estarão disponíveis nos próximos anos, com possibilidades ilimitadas que podem literalmente mudar vidas para melhor, e seu aluno pode encontrar soluções para problemas importantes do mundo real.
  • É a alfabetização básica na era digital. As crianças estão crescendo em um mundo muito diferente do que os de seus pais. Uma coisa é saber como usar essas tecnologias, outra, no entanto, é entender a lógica por trás delas. É necessário que compreendam e manipulem o mundo digital que habitam. Os estudantes de hoje devem poder não apenas consumir passivamente tecnologia, mas também compreendê-la e controlá-la, tornando-se parte ativa desta grande mudança digital.

Uma sugestão de onde começar:

A Microsoft disponibilizou planos de aula para serem usados e adaptados com essa metodologia. Entrem no link da imagem abaixo e veja alguns:

stem 1

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

2 comentários

  1. Henrique Lisboa 22/08/2018 às 08:14

    Excelente Andrea. Há ainda o Steam, que inclui Arts (criatividade ) nessa metodologia. Muito bom. Abs.

    Responder

    1. Andrea Barreto 26/08/2018 às 11:29

      Sim, Henrique! Ainda vou fazer um post incluindo Artes. Obrigada, Parceiro!

      Responder

Deixe uma resposta