Meu amigo José Antônio Klaes Roig ( ou o Zé Roig), do Educa Tube Brasil, me passou essa Dica.

art-painting-285919_960_720

Uma prótese Myoelétrica da mão que tem uma precisão incrível é usada por um homem que fazia pinturas a mão. Essa prótese permite ao pintor movimentos de pinça e, olha que poético, foi chamada de Michalangelo.

As próteses Myoelétricas convertem os impulsos gerados pelo cérebro que chegam no membro amputado em movimentos. Quase que podemos falar que o controle é direto do cérebro, pensou e fez. Geralmente, o grau de precisam deixava a desejar. Mas fecham o que o rapaz é capaz de fazer.

Viva a Ciência e a Arte!

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

2 comentários

  1. Adorei a postagem, amiga Andrea. Como digo a meus alunos: a arte está em toda parte, em todas as áreas do conhecimento, às vezes de forma direta noutras indireta e esta postagem da conta disso: unir a ciência de ponta a obra de Michelangelo… Captar o sentido das coisas e das gentes. Freud percebeu isso nos arquétipos humanos ligados aos mitos gregos, Édipo, Electra, depois a moderna psicologia usou a mesma receita valendo-se dos contos de fadas como o síndrome de Peter Pan, e o complexo de Cinderela… Enfim, a arte é um campo enorme que influencia a Humanidade, e a ciência que o diga,: já tivemos HAL 5000 em 2001: uma odisseia no espaço referência à poderosa IBM, que hoje tem o Watson sua inteligência artificial que rivaliza com o HAL da ficção e por ai vai. Um diálogo atemporal e universal… Que a arte e a ciência continuem dialogando. Um abração!

    Responder

    1. Andrea Barreto 30/04/2018 às 12:55

      Muito obrigada pela indicação do tema e pela inspiração. Parceria sempre. Somos Jurássicos neste mundo de Blogs Educativos. Beijos

      Responder

Deixe uma resposta