Em 1998, o  médico britânico Andrew Wakefield publicou na conceituada revista científica The Lancet, que a vacina Tríplice causaria o autismo. Bastou isso para as pessoas pararem de vacinar seus filhos contra doenças que matam:  caxumba, sarampo e rubéola.

Em 2015, uma pesquisa feita durante dez anos com mais de 95 mil crianças, comprovou que a vacina não tem qualquer ligação com o autismo. O estudo foi publicado no Jama, importante publicação médica norte-americana. Na verdade o médico estava envolvido com um escritório de advocacia que planejava ações contra a indústria farmacêutica. O médico teve a licença cassada pela Conselho Britânico de Medicina.

Mas o estrago já estava feito… e por incrível que pareça aqui no Brasil também. Vejo campanhas ainda sendo feitas nos Facebooks da vida. Essas doenças são perigosas e estão voltando com toda virulência em alguns lugares. Por seleção natural, os que não se vacinam estão criando condições ideais para criar uma cepa ( um grupo de vírus, neste caso) muito resistentes.

A decisão de não vacinar apresenta riscos para todo o grupo de convívio e aumenta as chances de surto de doenças. “A criança entra na creche e o corpo dela tem contato com um ambiente hostil. A vacina é o que nos salva”, explica Damaris Gomes Maranhão, consultora em Saúde e Bem-Estar em creches e pré-escolas e professora de Gestão e Formação em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. “O risco não é só para os filhos cujos pais se negam a vacinar, mas também para a criança que não é vacinada porque tem uma enfermidade que impede o uso de determinadas substâncias medicamentosas. Ela precisa ficar protegida pelo o que chamamos de imunidade de rebanho”, completa.

Imunidade de rebanho

Vale notar que a cadeia do processo infeccioso pode ser interrompida quando um agente não encontra um hospedeiro suscetível. Isso pode ocorrer quando existir na população uma elevada proporção de imunes ao agente.
Imunidade de rebanho ou imunidade coletiva é a resistência de um grupo ou população à introdução e disseminação de um agente infeccioso.

Imunidade+de+Rebanho+ou+coletiva+ou+de+grupo-

 

Então, pais e responsáveis: vacinem seus filhos. Pelo bem deles, dos amigos e da população.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Deixe uma resposta