É um orgulho imenso ter sido parte desta onda. Sabemos que em qualquer país onde a educação funcionou, existe uma base curricular por trás dele.
O nosso país é imenso, temos uma diversidade imensa de culturas mas temos o dever de dar equidade para a educação. Todos os meninos e todas as meninas têm que ter o direito de aprender o básico e por isso a Base Nacional Curricular Comum é de suma importância.
Ontem, dia 15 de dezembro de 2017, ela foi aprovada e teremos o ano de 2018 para reestruturar os currículos para em 2019, efetivamente, acontecer nas escolas.
Longo caminho…
Mas o que é a base?
A Base é o mesmo que o Currículo?
Não, a BNCC diz onde chegar e o que se espera do nosso aluno ao terminar o ensino fundamental. A parte que foi aprovada agora vai até o 9º ano.
O Currículo é como isso será feito. Claro que a Base não dará conta de tudo e por isso temos que cuidar para cada município ter um currículo bem feito.
A Base só serve para o ensino público?
Não, a base tem força de lei e serve para qualquer rede pública e particular.
Neste ponto é interessante pensarmos que nossos alunos da rede pública terão que aprender o mesmo que o da rede particular.
Pais e responsáveis terão clareza do que o filho tem direito de aprender em cada ano de escolaridade.
Mas a Base vai engessar o Professor…
Nunca. A BNCC foi pensada para 60% do ano letivo, os outros 40% serão preenchidos por cada singularidade de cada lugar.
E lembre que é uma Base, é onde vamos chegar … o como caberá a cada currículo.
E o Professor ? Não foi consultado?
Sim! A sociedade como um todo pode contribuir. Eu mesma ajudei a fazer a BNCC. Claro que ela não é a salvação da lavoura mas é um passo importante para termos um educação de qualidade para todos e todas.
LINKS para Saber Mais:
Guias para Implantação da BNCC
O que você precisa saber sobre a Base?