Anúncios

As células são Diferentes: animal e vegetal


Todos os seres vivos são formados de células ( exceto os vírus, mas vamos falar deles depois).

Mas o que torna uma célula animal ser diferente da vegetal?

Plantas são diferentes!

As plantas diferem de nós (animais) em vários aspectos. Elas, geralmente, não andam. Se você ver uma árvore andando, corre porque é um ET.

Elas realizam um processo diferente para se alimentar chamado fotossíntese. De fato, elas não se alimentam, elas produzem seu próprio alimento usando elementos simples como a água, sais minerais e o dióxido de carbono ( gás carbônico) para , na presença da luz solar, produzir açúcar, a glicose( seu alimento).

Então, os vegetais têm que ter um “equipamento” diferente para fazer isso tudo.

o-que-e-fotossintese-7

Diferenças da célula Animal e Vegetal.

A primeira característica que podemos usar para diferenciar uma célula animal de uma vegetal é a presença de parede celular. Nas células animais, esse envoltório não está presente, sendo, portanto, uma característica exclusiva da célula vegetal. A função dessa estrutura é dar maior resistência à célula e protegê-la da ação de organismos que podem causar danos e doenças.

Outra diferença é que a Célula Vegetal possui pastos e vacúolos.

Os plastos são característicos de células vegetais e das algas; podem ser de vários tipos e realizam muitas funções. Os amiloplastos, por exemplo, são importantes, pois armazenam amido como substância de reserva. Os plastos mais importantes, contudo, são os cloroplastos, os orgânulos que realizam fotossíntese. Têm um pigmento verde, a clorofila, substância-chave na captação de luz solar. A maioria das plantas é verde em razão da presença desse pigmento. As células vegetais também se distinguem das animais pela presença de estruturas com forma de bolsas, os vacúolos, que podem apresentar grande volume.

Os vacúolos armazenam substâncias (água, moléculas orgânicas, substâncias residuais). A célula vegetal adulta tem a presença de um único vacúolo central e o núcleo deslocado para a periferia.

Este slideshow necessita de JavaScript.


cells

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: