Um dos experimentos que mais fazemos em sala de aula é o clássico  plantar sementes de feijão no algodão.

Muitos Professores, nas formações, me perguntam se ainda está em uso fazer isso. Tenho muitas respostas , mas a resposta comum para essa pergunta é outra pergunta: Por que não estaria mais em uso?

Esse tipo de observação poderá levar a muitos tipos de aulas com diferentes objetivos.

feijao-copo1-1024x764

Observar …

A única coisa que não dá para fazer, neste tipo de experimento, é plantar e deixar a criança levar para casa. Deixe a semente em sala, promova momentos de observação e registre. Ajude os alunos a observarem e registrarem. Faça perguntas e incentive o levantamento de impressões, hipóteses , chutes…

O errado é o certo. Não deixe de registrar tudo.

hqdefault

14846625_L3DGJ

experic3aancia-feijc3a3o-003

 

Perguntas…

Faça as perguntas e arrume a experiência para que obtenha as respostas. Por exemplo: o que é necessário para a semente germinar?

Monte uma experiência controlada e deixe as hipóteses aparecerem.  Deixe, também, as perguntas “rolarem!” Isso sim é Ciências.

Dúvidas…

Muitos alunos, principalmente os menores, não sabem de onde surge a plantinha da semente. Uns acham que a água faz uma mágica ou que a semente se transforma em uma planta.

Uma das coisas que faço é mostrar o embrião dentro do feijão. Com um pouco de paciência e colocando o feijão de molho na água por algumas horas, você abre a semente ao meio e mostra a plântula.

Não precisa dar os nomes todos… Mas mostre.

imagem2

Um vídeo vale muito.

O vídeo que mostra a germinação de maneira rápida, também ajuda muito. Mas nada substitui o experimento.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

6 comentários

  1. Boa tarde . Se me poderem ajudar tenho sementes de palmeira real e nao sei como germinar e como e uma arvore que gostaria de ter precisava da vossa ajuda obrigado

    Responder

    1. Andrea Barreto 31/12/2017 às 11:15

      Oi, Daniel. Segue um link de um vídeo que explica direitinho: https://www.youtube.com/watch?v=YUfHaY70zY0

      Beijos

      Responder

      1. Obrigado andreia fico muito agradecido pelo o apoio pois aqui em portugal ninguem me sabe ajudar mais uma vez muito obrigado e tenha um feliz ano novo e tudo de bom bjs

        Responder

        1. Andrea Barreto 31/12/2017 às 17:37

          Beijos daqui do outro lado do Atlântico.
          Feliz 2018

          Responder

      2. Boa tarde mais uma vez andreia espero wue o ano tivesse cido otimo… sabe algum site onde posso comprar as sementes da palmeira real beijinhos

        Responder

        1. Andrea Barreto 14/01/2018 às 15:13

          Ihhh, não conheço não.
          Beijos

          Responder

Deixe uma resposta