Formação de Professores


Estou sumida, porque tenho feito muitas formações para Professores. Isso me dá muito trabalho, mas eu estou muito satisfeita com os resultados.

images

Fui para Pelotas para uma formação de Professores sobre o uso da Educopedia ( plataforma da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com aulas ). Esta formação já tem dado frutos, os Professores de Pelotas têm usado de diferentes maneiras a Plataforma.

Tenho dado outras formações para Professores da Rede Municipal Carioca e sempre falo que o Município me deu régua e compasso. Com todos os questionamentos que faço na rede, ela tem me dado condições para crescer na carreira.

E é nesse ponto, que quero tecer alguns pensamentos soltos:

1-  Há uma distância enorme entre o que se ensina nas Universidades e o que acontece em sala de aula. Estou aqui, sem medo, generalizando mesmo: em qualquer Universidade e em qualquer sala de aula. Os Professores recém saídos dos bancos universitários têm um arsenal de conhecimentos, estão ávidos por fazer direito, porém não estão preparados para a realidade de uma sala de aula.

A academia deve pensar no Profissional que está entregando. Não adianta somente ler Paulo Freire ( saber citar) sem entender que a sala de aula é um universo diverso, dinâmico, imperfeito e desafiador. Parece que existe na cabeça dessa rapaziada uma turma ideal com um aluno ideal.

2-  Outro ponto é a ideia de que cada componente disciplinar vai formar um especialista. O Professor de Ciências acha que vai formar um Biólogo no final do 9o ano. A gente forma alunos com conhecimentos fundamentais de Ciências, já é bem desafiador. Claro, que nossa intenção é formar alunos apaixonados por Ciências, mas Ciências do Ensino Fundamental.

3-  O terceiro ponto é que estou encantada com a capacidade destes meninos que estão entrando nessa Profissão ! Estão cheios de vontade de fazer diferente, de inovar e colocar a mão na massa. Como sempre, me identifico com os jovens rebeldes, os que não se aquietam e que acham que podem mudar o mundo.

professores

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: