Hoje, escolhi o pedido da Adalgiza. Professora com 25 anos de sala de aula. Acho que começamos juntas, infelizmente não a conheço pessoalmente.
Acho muito interessante isso: uma Professora com anos de experiência quer novas ideias, não se contenta com aquilo que já faz ou fez. Sabe aquele Professor que diz: eu tenho a experiência e pronto? Ela não é assim. Lindo isso.
Então vamos lá?
Um resuminho do pedido da Professora Adalgiza:
Competência & Habilidade
Uma grande competência que podemos relacionar com esse tema é:
Compreender a ciência como atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultura
E a habilidade ligada à essa Competência:
Estabelecer relações entre transformações culturais e conhecimento científico e tecnológico.
Uma consideração…
Será que podemos identificar a “Origem da Vida”? Será que a Ciência já tem essa explicação?
Claro que não. São especulações com forte evidências, mas nada está concluído. Gosto de brincar com meus alunos, quando estou falando sobre isso, é que o que estou falando naquele momento poderá se transformar numa grande idiotice daqui a pouco. A Ciência é um prédio em construção, onde algumas coisas não estão prontas ainda e o pior, aquilo que estamos pensando que é uma janela, poderá ser uma porta.
Então, cuidado com o objetivo! Se meu objetivo é que o aluno identifique a Origem da Vida… Para tudo! Nunca atingirei meu objetivo.
Mas meu objetivo poderá ser:
Reconhecer os diferentes tipos de teorias que explicam a Origem da Vida.
Para a aula…
Como a Adalgiza quer incentivar a pesquisa, vamos pegar por ai.
O perigo da pesquisa é o tal CRTL C e CRTL V. O aluno puxa da internet o assunto, copia e cola e te entrega. Ninguém aprende, ninguém ganha nada e a responsável pelo Blog aqui, ainda tem que ler nos comentário: meu Professor não gostou do seu artigo, tirei zero.
Bom… para evitar isso, dou essa sugestão: peça o material para acabar a pesquisa em sala.
Para essa aula, eu divido a turma em grupos e peço para cada grupo ou cada 2 grupos pesquisar sobre uma hipótese da origem da vida:
- Autotrófica
- Heterotrófica
- Abiogênese
- Panspermia
- …
A grande dificuldade aqui dos alunos é o tempo. É perceber uma Terra diferente, em um tempo diferente. Fique atento nessa dificuldade. Isso é da idade, não é um defeito.
Com o material…
Faça os grupos estudarem o seu tema e perceberem o que é a favor da teoria e contra.
Ajude a turma a montar os argumentos. Deixe claro que todos do grupo têm que saber tudo.
Remonte os grupos, permitindo que cada grupo novo tenha ao menos um elemento de cada tema. ( Isso pode ser em outra aula).
Cada aluno pode fazer uma fichinha de anotações para levar para o outro grupo. Faça os meninos conversarem e explicarem para o resto do grupo a sua hipótese. Vai ser uma confusão em sala, aviso!
Explique que cada aluno deve defender sua teoria, tentar convencer o restante que sua teoria vale.
Abra a discussão..
No grupão da turma, abra o debate.
Liste no quadro negro ( de giz) as teorias e converse os prós e contra de cada uma. Deixe a turma falar. Faça as anotações agora com a turma, sistematize.
Fale dos Experimentos de Pasteur.
Mostre e deixe claro que é assim que a Ciência funciona, uma teoria vai e outra vem. Essa é o melhor ganho para seus aluno. As hipóteses, eles encontram na Internet, mas pensar e questionar é com sua mediação, Professor!
Experimento de Miller
Por fim, mostre o Experimento de Miller. Cuidado para não assustar com a química. Diga só que no fim, ele observou os elementos mais simples para a construção da vida.
Simplifique um pouco para que os alunos entendam. CUIDADO!
Avaliando…
Perceba que sua avaliação de ser feita ( deve ser feita) em todo o processo.
Mas na avaliação formal, Prova e Teste, cuide para medir se os alunos têm argumentos prós e contra cada hipótese.
Quer mais sugestões? Fique aqui:
Adorei, a sua Sugestão!
Obrigada!
Lembrando que é uma sugestão, dá sempre pra adaptar!
Beijos
acessando de 2018…. muito boa a aula!