Anúncios

Inhame e Dengue


Muito cuidado com o que saí na Internet. Nem tudo é verdade!

Existem “verdades”que se disseminam na rede, que são altamente perigosas. Envoltas em uma aura de pesquisas científicas, viralizam e as pessoas acreditam. Então, preste atenção nisso.

“Tome suco de Inhame, que vai eliminar uma toxina em seu corpo, mudar seu cheiro e a fêmea do Aedes aegypti não vai picar a pessoa”.

Que máximo, né? Simples. Faz um suco, até a Ana Maria Braga ensina, toma e pronto. E se não fizer efeito? Não faz mal, é natural. Senso comum.. Só que…

As substâncias,  que estão Inhame para “assustar”  o mosquito, precisam ser consumidas em grandes quantidades para que a eliminação chegue a confundir o mosquito. Inhame em grande quantidade não faz tão bem ao organismo.

O mau dessas estratégias é que a pessoa descuida dos criadouros de mosquito. Achando que estão imunes, enchem a cara de Inhame e … Criam o mosquito. Cuidado.

“O Inhame possui uma propriedade que aumenta o sistema imunológico e “corta” os sintomas da dengue.”

Novamente, nada comprova esse dado. Realmente, o Inhame é um alimento importante e aumenta o sistema imunológico assim como a laranja, a acerola, o mel… Mas não torna seu sistema imunológico esperto o bastante para eliminar o vírus da dengue ou qualquer um.

Volto a pontuar…Nem tudo que é natural, é inócuo. O Inhame tem ácido oxálico, que pode causar coceira se muito ingerido.

Portanto…

Cuidado! Não há mágica.

Evite deixar água parada, ou melhor não deixe água parada.

Se começar a ter os sintomas da Dengue ou de outras doenças, procure um médico. É importante para o poder público saber onde e a quantidade de pessoas com essas doenças para tomar as providências devidas. ( Não entrarei do mérito da eficácia ou não do poder público). Não procure milagres!

Por fim, copio aqui o parecer de um especialista sobre o assunto:

A população leiga precisa entender que o inhame e nenhum outro alimento tem o poder curativo da dengue e de fato não existe nenhum princípio ativo, nenhuma medicação que possa curar a dengue.

(Marcos Vinícius Siqueira – médico infectologista)

Aedes_aegypti_feeding


Mais informações..

Para evitar a dengue pode usar e abusar do repelente.Calma, não vai exagerar no repelente! Ele serve sim, pois como modifica o cheiro da nossa pele, confunde a fêmea e a afasta. O mesmo acontece com o uso de perfumes e outros cremes. Mas atenção: a utilização em excesso de tais produtos pode causar reações alérgicas. Não se deve passar no rosto de crianças e nem nas mãos de bebês, que podem levá-las à boca.

O mosquito não consegue atingir locais altos. Algumas pessoas que moram em andares altos de prédios acreditam estar longe do Aedes aegypti. Mas não estão. É mais incomum, porém já foram encontrados focos do mosquito em locais altos. Em um prédio, a proliferação de mosquitos deve ser motivo de preocupação para os moradores de todos os andares. Os mosquitos podem ser levados até dentro de elevadores. Em relação ao deslocamento do mosquito em áreas planas, já se sabe que ele pode voar até um quilômetro distante dos locais onde estão os seus ovos.

Aspirina e outros medicamentos similares devem ser cortados. A Aspirina®, assim como o AAS® e o Melhoral®, contém ácido acetil-salicílico, substância que “afina o sangue” e ajuda na circulação, o que pode facilitar hemorragias. São medicamentos que devem ser evitados. Entretanto, existem pessoas que normalmente usam estes ou outros remédios até mesmo naturais, como Ginkgo biloba, por exemplo, para prevenir varizes, infartos e formação de coágulos. Como nestas situações a medicação faz parte de um tratamento, verifique com seu médico a importância de manter a medicação nesta época de epidemia. E em caso de suspeita de dengue, é melhor suspender o medicamento e entrar imediatamente em contato com o médico.

Para saber mais, clique qui: In Vivo


 

aedes_aegypti_infografico-portal_mb

Dengue-combate

 

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: