Destino do Lixo -Tema de Aula


Um pedido muito interessante da Priscila: Lixo.

Aqui está um resuminho do pedido feito por ela no post Sugestões de Aula.

tema priscila1

Pode parecer um pouco pernóstico, mas esses temas de Meio Ambiente pode se tornar altamente pouco sustentável. Pois no afã de querermos ensinar aos alunos que é importante preservar o meio ambiente podemos ou tornar o projeto lindo, mas pouco prático ou altamente poluente. Já explico isso!

Competência

Antes vamos traçar uma competência e que se torne um guia para todo o ano.

Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano, em sociedade, como um de seus agentes de transformação.

Veja que essa é a ideia. Não será em uma aula que esgotaremos o assunto, nem em um projeto na escola ( nem que seja nela toda) ou uma simples coleta de lixo que fará realmente a diferença.

lixo

Processo

É o conjunto da obra que fará a diferença. Este é o tipo de tema que é uma construção, desde os pequenos que aprendem a jogar o lixo no lixo até os maiores que aprendem que o tipo de consumo gera mais ou menos lixo. Temos que ter isso sempre em mente antes de continuarmos. A formação de um cidadão é um processo lento e eterno.

E ai é que temos que ter pontos de atenção:

  • Cuidado ao falar de consumo.

Alunos com renda menor têm dificuldades de adquirir bens e ter algo não é feio. O feio é ter algo que não se necessita. Então fazer pouco dos meninos que querem o celular da última geração, talvez seja um tiro no pé. Claro que eles querem e claro que é lícito eles quererem . Mas a pergunta que tem que ser feita: é necessário mudar de celular todo ano?

  • Cuidado ao falar de alimentação.

Sabemos o quão a pecuária impacta o meio ambiente. Mas nada de radicalismos. Já trabalhei em uma comunidade bem carente. Muitas famílias só podiam comer carne no domingo. Falar que eles não podem comer carne, é terrível ali. Cuidado com o público alvo. Também não torne demoníaco o cara que come carne todos os dias. Esse é um hábito difícil de romper, que por vezes pouco depende da criança… Lembre-se: você está em um processo de formação.

  • Cuidado com projetos de reutilização.

Sabe aquele projeto muito bem intencionado com o Professor de Artes para fazer brinquedos com sucata? Isso é um problema! Primeiro que fica a ideia no aluno assim: Fiz um brinquedo de garrafa PET. Legal. Jogarei fora em uma semana.

Mais lixo.

Depois é que você pode estar estimulando o aluno a juntar mais lixo. Vou dar um exemplo: Em uma escola onde trabalhei, as Professoras de 1o até 5o anos montaram um projeto “Ecológico”. Uma das tarefas era montar tais brinquedos com sucata. Uma das turmas precisava juntar mais de 50 tampinhas de PET. Conclusão: tomaram refrigerante pra caramba, as famílias compraram literalmente a ideia. E a garrafa? Lixo

Tenha em mente

Lembra do que falei em tornar o projeto pouco sustentável? O último ponto de atenção mostra o quão estamos no limiar do que eu falo mas não faço.

Tenha em mente que o exemplo grita mais do que as palavras. Se você escreve em um cartaz: cuide da natureza. E não mostra que com atitudes simples isso de fato pode acontecer… Isso vai por água abaixo.

Projeto para a Escola

Não acredito que esse tema seja um tema de uma aula em Ciências. Isso tem que ser abraçado pela escola. Darei uma sugestão para a escola.E esse foi usado em uma escola onde trabalhei, em uma semana ( 5 dias), com turmas de 6o ano até ensino Médio.

No começo do Projeto usei vídeos pequenos para sensibilizar os alunos. Cada professor em cada disciplina usou um vídeo e conversamos com os alunos. Coloco alguns aqui:

No mesmo dia, era uma segunda, fornecemos para cada aluno uma sacola bem simples de pano relativamente pequena e combinamos. Tudo que vocês precisarem para a aula durante essa semana terá que caber nessa sacola.

Claro! Nessa semana, procuramos não exigir material muito pesado ou grande. Antes, na semana anterior, reunimos os responsáveis e explicamos o que aconteceria.

Você imagina o que foi. Adolescentes de classe média / alta, que levavam trocentas coisas, teriam que levar um pouquinho. Olha o desafio!

Nesta semana, debatemos o lixo que produzimos, a razão desta quantidade, como reduzir, como reutilizar… O que era realmente reciclar. Porque reciclar é o último dos recursos.

Ouvir é uma das ideias desse projeto. Os alunos têm opiniões formadas, já ouviram, leram sobre o assunto. Mas, muitas vezes, é superficial,não tem consistência. Sem consistência, não há como manter as ações.

Montamos um painel enorme durante a semana que separava assim os objetos do dia-a-dia: o que eu necessito, o que eu acho que necessito e o que não necessito. Os alunos iam escrevendo e colocando no painel. E por incrível que pareça , começou um troca troca. Coisas que eles necessitavam foram andando para o que eles não necessita. E o tema do recreio era o painel. 

No final, perguntamos: era necessária a mochila enorme com um monte de coisas?

Depois, deixamos que a meninada usasse a mochila. Mas observamos. Realmente, teve aluno que reduziu os badulaques da mochila. Outros não. Mas creio que deixamos uma sementinha ali.

Para adaptar nas aulas de Ciências

Talvez, a escola não compre essa ideia. Mas você pode mostrar um ou dois vídeos em sala.

Debater, ouvir o que os alunos acham. Fazer o painel em sala. 

Uma ideia que sempre coloco em prática é pedir para os alunos jogarem qualquer papel em um recipiente selecionado. Não jogue fora por uma semana. Mostre a quantidade de papel que eles jogam fora e como poderia reutilizar. 

Mas lembre-se do processo. Não será em uma aula, em um dia ou em uma semana que você tornará uma turma de 40 alunos em cidadãos sustentáveis.

Espero ter ajudado.

obrigado-440x289

 

 

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: