Anúncios

Sugestão de Plano de Aula- Reprodução Humana


Tem muita gente participando da pesquisa de sugestão de Plano de Aula. Isso realmente é maravilhoso e me põe para pensar muito.

O plano de hoje vem da Raquel. Ela é “acadêmica em licenciatura em ciências biológicas” e portanto está começando. Seja bem-vinda, Raquel. Ame essa profissão.

Vou colocar aqui um resumo do que ela pediu no formulário.

plano de aula22

Vamos lá?

Reprodução Humana realmente é um assunto delicado. Por um lado, os alunos têm um enorme interesse, no entanto ainda é um tabu. E temos um novo ingrediente: os nossos alunos agora acham que sabem tudo. Sabem muito mas não sabem tudo.

E a gente tem que ser como o grilo falante do Pinóquio, a voz da consciência. Sem falsos moralismos ou hipocrisias: hoje em dia tudo pode, tudo vale e tudo é permitido. Será?

Habilidades

Vejo as habilidades como um conjunto de saberes e posturas que levarão o aluno a certas competências. Por isso, volto a falar, têm que ser poucas ou perderemos o foco.

No caso do 8o ano, temos que nos perguntar: O que queremos ao tratar um assunto como reprodução? Formar médicos? Biólogos? Transformar alunos em senhores do total conhecimento de medicina? Ou ajudar a transformar alunos em jovens que se respeitam e respeitam o outro?

Se você concorda comigo na última pergunta continue lendo. Se você acha que vai formar médicos ou biólogos, desista desse artigo agora ( não perca seu tempo!!).

Então, as habilidades listadas pela Raquel não são habilidades e sim objetivos para o bimestre.

Para ajudar, vamos pensar em uma Competência ampla para ser trabalhada durante o ano letivo nas turmas do 8o ano do Ensino Fundamental:

 Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de autocuidado, de autoestima e de respeito ao outro.

Duas habilidades que podemos atingir nas aulas de Reprodução Humana são: ( Durante o Bimestre)

Valorizar o cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade

Criticar as posturas que levam ao desrespeito consigo e com o outro.

Objetivos

Por que saber caracterizar os órgãos do sistema reprodutor é importante?

Para mim, é importante para que o aluno saiba tomar as decisões de maneira consciente. Veja bem, estamos sendo bombardeados pelo que é “normal”. Uma normalidade não sadia envolta do “politicamente correto” que joga contra a gente. Temos que lutar ( como don Quixotes ) contra esses “todo mundo faz…”ou é da “idade”. Na minha opinião, há uma banalização do sexo.

Se os garotos e garotas conhecem o corpo, saberão que por exemplo, uma gravidez adolescente é delicada. O corpo ainda não está desenvolvido para isso. Saberão também que um aborto é sério, não é como fazer xixi ( perdão). Ou entenderão que gravidez não dá em árvore e que é preciso um homem e uma mulher para isso.

Tudo isso coloca em xeque os modismos de que pode se transar em qualquer idade, ou em qualquer lugar… Começar a se conhecer é se aceitar e se respeitar.

ng1372570

Aula…

Uma sugestão… 

Eu sou ousada ( ou maluca). Tenho por hábito pedir no início das aulas de Reprodução Humana perguntas dos alunos. Peço para que escrevam em um pedaço de papel perguntas.

Mas antes converso com eles:

  • As perguntas e respostas ficarão aqui.
  • Não vou identificar o autor da pergunta ( embora goste que coloquem no papel quem fez a pergunta.)
  • Posso precisar de dar algumas informações antes das respostas. Invariavelmente, tenho que falar dos órgãos sexuais para responder.

Em cima das perguntas, monto meu plano de aula. E durante a aula nunca ( de maneira nenhuma) repito a pergunta palavra por palavra para não constranger ninguém.

As perguntas comuns são as que podem estar passando na cabeça de vocês.

  • Dói da primeira vez?
  • É verdade que se pode pegar AIDS sem preservativo?
  • Como uso a camisinha? Existe a feminina?
  • Menina que tem camisinha na bolsa é vadia?
  • AIDS mata?
  • Por que temos cólicas?
  • Podemos transar menstruadas?
  • O que é masturbação? Ficamos doentes fazendo?

Vejam que tudo isso envolve objetivos como os que a Raquel levantou, mas eu estou trazendo o blá blá blá do livro para perto dos meninos.

Sei que é o caminho mais difícil e sei que teremos muitas saias justas… Mas acreditem: funciona! Com esse método já zerei o número de meninas grávidas em uma escola municipal do Rio.

Vale dizer que as rodadas de perguntas têm que ser refeitas com o passar das aulas.

Espero ter ajudado…


 

Para pedir outro plano de aula acesse aqui:

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

4 comentários em Sugestão de Plano de Aula- Reprodução Humana

  1. Adorei a postagem. Sou professora universitária do curso de enfermagem e digo que a sua sugestão de plano de aula ajuda muito, não só o ensino médio. Você explica de uma forma simples como elaborar os objetivos de uma forma bem ampliada, lavando em consideração vários aspectos incluindo o contexto dos alunos na referida série. Levando em consideração também o conhecimento prévio e as dúvidas deles! Parabéns!

    Curtir

  2. Marcia Nascimento // 14/02/2016 às 20:38 // Resposta

    Adorei a Sugestão!

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: