Tem muita gente participando da pesquisa de sugestão de Plano de Aula. Isso realmente é maravilhoso e me põe para pensar muito.
O plano de hoje vem da Raquel. Ela é “acadêmica em licenciatura em ciências biológicas” e portanto está começando. Seja bem-vinda, Raquel. Ame essa profissão.
Vou colocar aqui um resumo do que ela pediu no formulário.
Vamos lá?
Reprodução Humana realmente é um assunto delicado. Por um lado, os alunos têm um enorme interesse, no entanto ainda é um tabu. E temos um novo ingrediente: os nossos alunos agora acham que sabem tudo. Sabem muito mas não sabem tudo.
E a gente tem que ser como o grilo falante do Pinóquio, a voz da consciência. Sem falsos moralismos ou hipocrisias: hoje em dia tudo pode, tudo vale e tudo é permitido. Será?
Habilidades
Vejo as habilidades como um conjunto de saberes e posturas que levarão o aluno a certas competências. Por isso, volto a falar, têm que ser poucas ou perderemos o foco.
No caso do 8o ano, temos que nos perguntar: O que queremos ao tratar um assunto como reprodução? Formar médicos? Biólogos? Transformar alunos em senhores do total conhecimento de medicina? Ou ajudar a transformar alunos em jovens que se respeitam e respeitam o outro?
Se você concorda comigo na última pergunta continue lendo. Se você acha que vai formar médicos ou biólogos, desista desse artigo agora ( não perca seu tempo!!).
Então, as habilidades listadas pela Raquel não são habilidades e sim objetivos para o bimestre.
Para ajudar, vamos pensar em uma Competência ampla para ser trabalhada durante o ano letivo nas turmas do 8o ano do Ensino Fundamental:
Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de autocuidado, de autoestima e de respeito ao outro.
Duas habilidades que podemos atingir nas aulas de Reprodução Humana são: ( Durante o Bimestre)
Valorizar o cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade
Criticar as posturas que levam ao desrespeito consigo e com o outro.
Objetivos
Por que saber caracterizar os órgãos do sistema reprodutor é importante?
Para mim, é importante para que o aluno saiba tomar as decisões de maneira consciente. Veja bem, estamos sendo bombardeados pelo que é “normal”. Uma normalidade não sadia envolta do “politicamente correto” que joga contra a gente. Temos que lutar ( como don Quixotes ) contra esses “todo mundo faz…”ou é da “idade”. Na minha opinião, há uma banalização do sexo.
Se os garotos e garotas conhecem o corpo, saberão que por exemplo, uma gravidez adolescente é delicada. O corpo ainda não está desenvolvido para isso. Saberão também que um aborto é sério, não é como fazer xixi ( perdão). Ou entenderão que gravidez não dá em árvore e que é preciso um homem e uma mulher para isso.
Tudo isso coloca em xeque os modismos de que pode se transar em qualquer idade, ou em qualquer lugar… Começar a se conhecer é se aceitar e se respeitar.
Aula…
Uma sugestão…
Eu sou ousada ( ou maluca). Tenho por hábito pedir no início das aulas de Reprodução Humana perguntas dos alunos. Peço para que escrevam em um pedaço de papel perguntas.
Mas antes converso com eles:
- As perguntas e respostas ficarão aqui.
- Não vou identificar o autor da pergunta ( embora goste que coloquem no papel quem fez a pergunta.)
- Posso precisar de dar algumas informações antes das respostas. Invariavelmente, tenho que falar dos órgãos sexuais para responder.
Em cima das perguntas, monto meu plano de aula. E durante a aula nunca ( de maneira nenhuma) repito a pergunta palavra por palavra para não constranger ninguém.
As perguntas comuns são as que podem estar passando na cabeça de vocês.
- Dói da primeira vez?
- É verdade que se pode pegar AIDS sem preservativo?
- Como uso a camisinha? Existe a feminina?
- Menina que tem camisinha na bolsa é vadia?
- AIDS mata?
- Por que temos cólicas?
- Podemos transar menstruadas?
- O que é masturbação? Ficamos doentes fazendo?
Vejam que tudo isso envolve objetivos como os que a Raquel levantou, mas eu estou trazendo o blá blá blá do livro para perto dos meninos.
Sei que é o caminho mais difícil e sei que teremos muitas saias justas… Mas acreditem: funciona! Com esse método já zerei o número de meninas grávidas em uma escola municipal do Rio.
Vale dizer que as rodadas de perguntas têm que ser refeitas com o passar das aulas.
Espero ter ajudado…
Para pedir outro plano de aula acesse aqui:
Adorei a postagem. Sou professora universitária do curso de enfermagem e digo que a sua sugestão de plano de aula ajuda muito, não só o ensino médio. Você explica de uma forma simples como elaborar os objetivos de uma forma bem ampliada, lavando em consideração vários aspectos incluindo o contexto dos alunos na referida série. Levando em consideração também o conhecimento prévio e as dúvidas deles! Parabéns!
Obrigada! Essa sugestão é para alunos do ensino fundamental! Mas pode ser adaptada para qualquer idade!
Beijos
Adorei a Sugestão!
Obrigada!!!
Parabens Professora. Vc descomplica tudo.
Precisamos de mais professores assim para que as nossas crianças e jovens se sintam mais proximos e á vontade para coparticipar do seu proprio processo de aprendizagem. Sucesso a vc!
Muito obrigada! Beijos
Adorei seu plano! Parabéns!!!!!
Ótimo!!!