Skip to content
Anúncios

Rede Social como meio de Formar


Os limites são tênues. Quem está dentro da caixinha, pensando somente em um formato, vai se perder.

vanessa01

O que vejo é que essa geração não usa mais as redes sociais somente para encontrar amigos, fazer novas amizades ou postar “bobagens”! Quem acha que só é isso está se limitando e perdendo uma oportunidade.

As Redes Sociais ( estou incluindo o WhatsApp) estão ai e devem ser usadas para formar. Já tive essa experiência e cada vez mais vejo essa experiência com maior valor.

Segundo a Professora Andréa Ramal:

“As redes sociais potencializam as atividades que se realizam em grupo, pois por meio delas os alunos podem se relacionar com outras pessoas. Pode haver produção coletiva de conhecimento, numa espécie de rede cooperativa de aprendizagem. Acredito que as redes sociais vão ajudar a fazer da sala de aula um ambiente mais interativo e dialógico, pois o modelo unidirecional da comunicação, no qual o professor fala e o aluno ouve, será substituído pelo modelo das redes em que todos os sujeitos têm vez e voz”.

Claro que temos que tomar alguns cuidados com o uso das redes sociais, principalmente quando falamos em alunos com menos de 18 anos. 

Um dos cuidados é estabelecer regras. No meu caso, estabeleci que não podíamos usar palavrões, que devíamos usar a língua escrita culta e que não poderíamos usar “internetês” (vc, pq, eh…)

Outro cuidado é que os alunos que não tinham rede social não poderiam ficar de fora. Assim, estabeleci momentos em sala onde trabalhávamos o que estava na rede.

Um dado que observei é que os alunos não estabeleciam limites e não ficavam somente nos post de sua turma/ ano. Como o grupo que formei no Face era formado por uma mistura de alunos de vários anos, eu postava informações para todos e todos podiam interagir. Postava a agenda deles, alguns desafios, algumas explicações e algumas piadas do Face. Nestas piadas, os alunos comentavam sobre o artigo, alguns deles tinham mais conteúdo para entender e outros menos.

E isso… tem um potencial enorme. O que quero mostrar é que neste caso, a rede social tira as fronteiras de turmas/ anos/ conteúdos e é isso que essa garotada quer.

images-3

Com uma imagem dessas, que postei no grupo de meus alunos, quanto não foi trabalhado. Alunos do ensino médio e do fundamental interagindo , comentando e formando. O interesse era variado e o assunto era pura Ciência. E sem minha interferência, alunos do 7o ano entenderam genética… Não faz parte do currículo do 7o ano? E quem liga?

Uma das minhas funções agora é ajudar na Formação de Professores. E como a rede social ajuda. Coloco artigos e os Professores que me seguem interagem. Uso a rede a nosso favor e procuro mostrar as várias Faces dessas Redes.

Um dos cuidados que procuro mostrar é de onde os artigos veem, quais são as fontes e quanto tempo têm esses artigos.

Somos parte de uma rede que está ai, não podemos negar… Vamos interagir, compartilhar e formar.

 

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: