Talvez, sempre imaginamos flores com perfumes, mas a natureza nos surpreende sempre.
Um processo longo de seleção natural fez com que algumas flores ficassem super fedorentas e não é porque elas fazem um estilo diferente e sim por causa de seus polinizadores.
Vamos a alguns exemplos?
Aristolochia gigantea
Essa flor, que é nativa do Brasil (em especial do estado da Bahia) emite um cheiro horrível de fezes que atrai abelhas e outros insetos. É também conhecida como Erva-de-Urubu, Mil-Homens, Mata-Porco e Papo-de-Peru.
Stapelia Gigantea
Oriunda do sul e do leste da África, essa flor é também conhecida como Flor-estrela, Estrela do mar africana, Flor carniça ou Planta sapo. Seu cheiro muito forte é semelhante ao de carne podre, atraindo insetos que ajudam em sua polinização.
Dead Horse Arum Lily
A Dead Horse Arum Lily, de nome científico Helicodiceros muscivorus, possui uma aparência até simpática, mas quando chegamos perto podemos sentir um dos aromas mais terríveis do mundo. Nativa da Córsega e das Ilhas Baleares, essa flor possui um cheiro de carne podre capaz de assustar a qualquer um, menos os insetos, que se sentem atraídos por esse odor.
Dracunculus Vulgaris (Serpentária)
Dracunculus vulgaris Schott, também chamada de serpentária, é uma planta da família das aráceas, originária da Península Balcânica e sudeste da Europa. Apesar do seu cheiro podre e de ser venenosa, é cultivada como planta medicinal, pois seus tubérculos são comestíveis.
Bulbophyllum phalaenopsis
Já imaginou chegar perto de uma flor e sentir cheiro de carne podre que atrai até moscas? É esse o cheiro super desagradável da Bulbophyllum phalaenopsis, uma espécie de orquídea oriunda da Nova Guiné. Existem várias cores dessa flor, e embora seu cheiro não seja nada bom, é uma das orquídeas mais cultivadas do mundo.