Anúncios

Flores Fedorentas


Talvez, sempre imaginamos flores com perfumes, mas a natureza nos surpreende sempre.

Um processo longo de seleção natural fez com que algumas flores ficassem super fedorentas e não é porque elas fazem um estilo diferente e sim por causa de seus polinizadores.

Vamos a alguns exemplos?

flores-que-cheiram-mal-1

Aristolochia gigantea

Essa flor, que é nativa do Brasil (em especial do estado da Bahia) emite um cheiro horrível de fezes que atrai abelhas e outros insetos. É também conhecida como Erva-de-Urubu, Mil-Homens, Mata-Porco e Papo-de-Peru.

flores-que-cheiram-mal-2

Stapelia Gigantea

Oriunda do sul e do leste da África, essa flor é também conhecida como Flor-estrela, Estrela do mar africana, Flor carniça ou Planta sapo. Seu cheiro muito forte é semelhante ao de carne podre, atraindo insetos que ajudam em sua polinização.

flores-que-cheiram-mal-4

Dead Horse Arum Lily

A Dead Horse Arum Lily, de nome científico Helicodiceros muscivorus, possui uma aparência até simpática, mas quando chegamos perto podemos sentir um dos aromas mais terríveis do mundo. Nativa da Córsega e das Ilhas Baleares, essa flor possui um cheiro de carne podre capaz de assustar a qualquer um, menos os insetos, que se sentem atraídos por esse odor.

flores-que-cheiram-mal-6

Dracunculus Vulgaris (Serpentária)

Dracunculus vulgaris Schott, também chamada de serpentária, é uma planta da família das aráceas, originária da Península Balcânica e sudeste da Europa. Apesar do seu cheiro podre e de ser venenosa, é cultivada como planta medicinal, pois seus tubérculos são comestíveis.

flores-que-cheiram-mal-10

Bulbophyllum phalaenopsis

Já imaginou chegar perto de uma flor e sentir cheiro de carne podre que atrai até moscas? É esse o cheiro super desagradável da Bulbophyllum phalaenopsis, uma espécie de orquídea oriunda da Nova Guiné. Existem várias cores dessa flor, e embora seu cheiro não seja nada bom, é uma das orquídeas mais cultivadas do mundo.

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: