Salamandra – Gigante de 200 anos


Quando achamos que nada mais nos surpreende, a ciência se depara com um espetáculo da evolução. Veja só:


Um animal da família dos criptobranquídeos, conhecida em português como salamandra-gigante, foi encontrado em uma caverna próxima a Chongqing, na China, e está causando espanto em estudiosos por suas boas condições.

Estima-se que o enorme espécime – com cerca de 1,3 metros de comprimento e 52 quilos – já esteja na casa dos duzentos anos de vida. Isso é particularmente intrigante, já que as salamandras-gigantes correm risco de extinção na China por conta das mudanças climáticas. Outro fator de risco é o fato de serem consideradas iguarias de luxo e matéria-prima de certas tradições medicinais do país: há quem diga que sua pele contém substâncias excelentes para tratamentos contra envelhecimento para humanos. Por conta de excessivas caçadas, a salamandra-gigante é uma espécie protegida pelo governo hoje em dia.

As salamandras-gigantes existem há cerca de 170 milhões de anos – são um dos animais mais antigos do mundo, tendo convivido com dinossauros. Uma descoberta como essa é realmente empolgante para a comunidade científica chinesa – que tem muito a aprender em termos de conservação de sua fauna.

Revista Galileu 


O grupo das salamandras ( que estão classificadas na Classe dos Anfíbios) é um bom exemplo de um tipo de adaptação chamada de Heterocronia.

Heterocronia é uma mudança no tempo cronológico de eventos de desenvolvimento. Por exemplo, uma mudança no tempo cronológico pode diminuir o ritmo de desenvolvimento do corpo, mas não alterar a maturação do sistema reprodutivo. Essa alteração produz um organismo adulto com uma forma similar à forma juvenil do ancestral.

Salamandras passam por um estágio larval no qual elas têm brânquias externas plumosas . A maioria das salamandras perde essas brânquias quando passam pela metamorfose e se tornam adultas. Por causa da heterocronia, os axolotes de hoje retêm as brânquias externas juvenis mesmo quando adultos reprodutores completos .

 

Anúncios

1 resposta »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: