Skip to content
Anúncios

Sala de Aula Invertida ou Flipped Classroom


Pensando no tempo em sala de aula.

Aula-Invertida-1-350x151

Fizemos uma pesquisa para um tema para um artigo aqui no Dicas. O tema escolhido fui a Sala de Aula Invertida.

Vamos começar por uma definição.

Nela, o aluno estuda os conteúdos básicos antes da aula, com vídeos, textos, arquivos de áudio, games e outros recursos. Em sala, o professor aprofunda o aprendizado com exercícios, estudos de caso e conteúdos complementares. Esclarece dúvidas e estimula o intercâmbio entre a turma. ( G1 – Andréa Ramal http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/sala-de-aula-invertida-educacao-do-futuro.html)

Ou seja: inverte-se a lógica. Normalmente, o aluno assiste a aula, assimila o conteúdo e faz um exercício de fixação em casa. Na sala de aula invertida, o aluno faz toda a preparação da aula em casa ( ou na escola mesmo). Vê vídeos, lê alguma coisa, ouve… Depois em sala de aula, há o debate, tira-se dúvidas e o Professor tem tempo de aprofundar o conteúdo.

Gosto de pensar que é pensar no que é importante para se trabalhar em sala de aula.

Frase1-John-Behrens

Um ponto importante que temos que levar em conta é o que o aluno vai fazer sem a sua supervisão. Tem que ser algo que ganhe a atenção do aluno, mas não pode ser óbvio demais ( para gerar  debate depois!). Complicado? Nem tanto.

Já fiz isso. Montei uma aula aqui no Blog com a ajuda do Moodle. O bom é que eu monitorava o aluno: o que ele viu, quanto tempo passou no Moodle, o que ele fez, os “erros” que cometeu… Em sala, ia nos pontos que estava fracos e os meninos viam com muitas questões.

Mas fiz coisas mais simples: mostrei um vídeo para os alunos em sala ( detalhe eles nunca tinham dito contato com a matéria), depois reuni a turma em grupos, e, eles listaram o que tinham achado legal e as dúvidas. Em outra aula, eu misturei os grupos e o papo continuou. Por fim, listamos as dúvidas e as coisas que eles levantaram. E eu sistematizei tudo.

Veja o vídeo que usei. Detalhe não usei todo pois ficou cansativo para a turma, mas passei quase a metade.

Também temos alguns mitos que podemos pensar na hora de montar nossa aula. Aqui estão o 7 mitos sobre a sala de aula invertida:

Mito 1: Salas de Aula Invertidas estão essencialmente relacionadas com a disponibilização de aulas expositivas em vídeos online. Desmitificado: Salas de Aula Invertidas podem se valer da disponibilização de aulas expositivas em vídeos online e fazer com que os estudantes realizem o “trabalho de casa” em aula, porém elas podem, e devem, ser muito mais que isso. Métodos baseados em pesquisa em ensino para inverter sua aula incluem o Ensino sob Medida (Just-in-time Teaching) e a Instrução pelos Colegas (Peer Instruction).

Mito 2: Você precisa inverter sua aula inteira. Desmitificado: Você pode inverter apenas um conceito ou um tópico, alguns, ou todos. Quando você está começando com o ensino invertido é uma boa ideia selecionar apenas um conjunto de conceitos principais, ou tópicos, que são mais difíceis para os estudantes e partir desse ponto.

Mito 3: Os estudantes irão adorar não ter aulas expositivas em sala de aula. Desmitificado: Embora a maioria de nós já tenha presenciado uma sala de aula cheia de alunos entediados, quase adormecidos ao assistirem nossas exposições orais, ao tentar inverter sua aula você poderá enfrentar resistências por parte dos estudantes, especialmente, quanto à exigência por mais aulas do tipo expositivas. Veja este post com algumas dicas de como lidar com isso.

Mito 4: Salas de Aula Invertidas são a última tendência educacional. Desmitificado: A primeira inovação incitada para a cobertura de informação fora de sala de aula e práticas orientadas apareceram em torno do final do século XIX, com o método de estudos de caso. Gravações prévias de exposições orais, para serem assistidas fora de sala de aula, aparecem na literatura por volta do ano 2000 DC.

Mito 5: Existe apenas uma maneira de inverter uma aula. Desmitificado: De acordo com Bergmann e Sams 2012, existem diversas maneiras de inverter uma aula e não apenas uma. Bergmann recentemente postou sua definição aqui. Ele ratifica “veja, não há apenas uma maneira de inverter uma aula e é nisso que reside um dos pontos fortes desta metodologia.” A Instrução pelos Colegas é, sem dúvidas, nossa maneira favorita de inverter a sala de aula. Entretanto, nos também somos grandes fãs da metodologia ensino baseadas no trabalho em grupo (team-based learning) e no desenvolvimento de projetos (Project-based learning).

Mito 6: Salas de Aulas Invertidas substituem docentes por computadores. Desmitificado. Esse não é realmente o caso. Em uma sala de aula invertida, os professores são essenciais e realizam as mesmas tarefas que fariam em ambientes de ensino tradicional, tais como auxiliar a aprendizagem dos estudantes, selecionar e cobrir conteúdos e avaliar o desempenho dos estudantes. A diferença mais importante é que em uma sala de aula invertida aproveita-se de forma diferente as competências do professor dentro e fora do ambiente escolar. A aprendizagem invertida opera a partir do pressuposto de que a cobertura de conteúdo ocorre principalmente fora da sala de aula e deve ser uma tarefa compartilhada com os alunos ao invés de um trabalho exclusivo do professor.

Mito 7: Os estudantes não irão trabalhar fora de sala de aula, mesmo valendo nota. Desmitificado: Um membro da rede Instrução pelos colegas, Prof. Ives Araujo, também pensou dessa forma. Então, por um semestre ele avaliou o comprometimento e o engajamento de seus estudantes em atividades prévias às aulas durante um curso com duração de um semestre. Em média, a grande maioria dos estudantes realizou as atividades prévias e demonstrou grande esforço. Leia aqui como ele mediu isso. Desde então, ele passou a observar o mesmo tipo de engajamento nas salas de aula do ensino médio. No entanto, encontramos a necessidade de atribuir notas como fator de incentivo para a realização das atividades.

(http://blog.peerinstruction.net/7-mitos-sobre-a-sala-de-aula-invertida-desmitificados/)

sala-de-aula-invertida-1389207985849_945x628

Boa aula!

Anúncios

1 Comentário »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: