Skip to content
Anúncios

O Segredo é não ter segredos


Procuramos modelos para melhorar o nosso sistema educacional. Olhamos sempre outros países e, por vezes, nos contentamos com os “patinhos feios da vida”. É uma síndrome do brasileiro, excetuando o futebol, nos contentamos com pouco.

Mas olhemos os cisnes da educação, a Finlândia.

educacao2

Nunca me contentei com pouco em sala de aula. Se meu aluno não tem acesso ao que é de melhor, corro atrás para que tenha. Não importo se ele é aluno de lugares mais pobres ou mais ricos, meu aluno tem que ter o melhor! Por que não fazemos isso em âmbito nacional?

filândia-educação-crianças-tecnologia

A Finlândia é um dos melhores países em termos de educação. Começou sua reforma nos anos 1960 e não parou. A educação não pode ser mudada em 4 anos, por decreto ou por força de um governante. É um processo.

Na Finlândia, o Professor é valorizado. Isso não significa que ele não é cobrado. Valorizar ( aumentar salários ) somente, não garante um ensino de qualidade. Claro, que o Professor ( com P maiúsculo) tem que ser valorizado, mas há de se ter um conjunto de propostas que garantem a mudança de fato. Na Finlândia, as boas práticas foram pinçadas de dentro das salas de aula e valorizadas. O Professor protagonista, não qualquer Professor, o Professor que garante o aprendizado.

O conteúdo foi rearrumado. Conteúdo pelo conteúdo, não funciona. Temos que dar significado ao conteúdo, aproximando do aluno. Mas cuidado para não se contentar com a realidade do aluno, porque pobre do aluno pobre. Vamos nos contentar com o que ele tem ( ou não tem)? A educação tem que ser um agente de mudança.

maxresdefault

O currículo finlandês é aberto o bastante de maneira que o Professor possa trabalhar as singularidades em sala, no entanto, garante o aprendizado de todos.

Transdiciplinaridade ! Trabalhar com componentes disciplinares estanques? Não dá mais. A vida não requer somente uma habilidade. Se formos ao mercado como aprendemos os conteúdos nas escolas, passaríamos um ano fazendo as compras do mês. Primeiro, Matemática: vamos ver os preços ,fazer as contas. Depois, Português: vamos ler os rótulos. Agora, Ciências: vamos ver os nutrientes… Já pensaram nisso? A vida é transdisciplinar por excelência. Por que não é assim nas escolas?

Competências e habilidades novas são trabalhadas via esses conteúdos: cooperação, empatia, concentração, criatividade.. E porque não dizer: amar o ato de aprender!!!

150504152338_fin5_624x351_gettyimages

O sistema finlandês é tão cheio de obviedades que dói. Por que não olhar para ele com mais calma? Dizemos que a realidade deles é diferente da nossa, que eles já partiram de um patamar melhor ( será?), … Mas não temos coragem de garimpar o que deu certo e fazer aqui. Por que não?

Vejam o vídeo,que não é atual ( 2013)  mas dá pra ver como é a Educação na Finlândia e comente:

Anúncios

2 Comments »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: