Skip to content
Anúncios

Currículo: uma opção política


Para os especialistas o nosso currículo nas escolas tem “quilômetros de conteúdos, milímetros de profundidade“. 

Concordo, os currículos ou nossas orientações curriculares estão carregados de conteúdos burocráticos e baseados em uma lógica da memória. Não que eu seja contra a memorização. Escrevemos, falamos, nos relacionamos; graças à memória. Mas agora, não faz mais sentido fazer o aluno memorizar certas coisas. Na minha época de escola, isso fazia sentido, pois não tínhamos o acesso à essa gama de informações, no entanto agora… Será que faz?

Competências e Habilidades..

O Currículo pode ser uma coleção de conteúdos/ atividades ou uma correlação de habilidades / competências. Antes de continuarmos, vamos entender o que difere Habilidades e Competências.

São conceitos muito próximos e bem interligados. Podemos dizer que:

uma competência permite mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação. Destacamos aqui o termo mobilizar. A competência não é o uso estático de regrinhas aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessário.

A competência abarca, portanto, um conjunto de coisas. Perrenoud fala de esquemas, em um sentido muito próprio. Seguindo a concepção piagetiana, o esquema é uma estrutura invariante de uma operação ou de uma ação. Não está, entretanto, condenado a uma repetição idêntica, mas pode sofrer acomodações, dependendo da situação.

philippe-perrenoud

Philippe Perrenoud é doutor em Sociologia e Antropologia, tem 59 anos. Atua nas áreas relacionadas à currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação nas faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Apesar de atuar nestas áreas, o autor não é um Pedagogo de formação.

 

Como você pode notar uma competência mobiliza vários atributos e não requer uma atividade repetitiva, necessariamente.

A habilidade pode ser considerada menor. É um dos atributos usados para você adquirir certa(s) competência(s). O aluno, por exemplo, pode ter que desenvolver uma habilidade em uma determinada forma de escrever para ter uma determinada competência, como por exemplo, estruturar soluções para um problema ambiental.

 Assim, a competência estaria constituída por várias habilidades. Entretanto, uma habilidade não “pertence” a determinada competência, uma vez que uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes.

Olhando para o Currículo..

Podemos olhar para o currículo de diferentes maneiras. Podemos ver o Currículo como um Balde, onde depositamos o conteúdo dentro da cabeça de um indivíduo.

Ou podemos olhar o Currículo como uma corrente. Linear. Onde cada Conteúdo dado tem uma ligação com o anterior e posterior.

Ou podemos olhar para o Conteúdo como uma rede. Onde cada nó da rede envolve uma competência e as disciplinas se interligam para trabalhar essas Competências. Aqui não estamos tratando com Conteúdos estanques e sim com formas de trabalhar uma competência.

Na escola do futuro…

Talvez tenhamos que trabalhar não com tempos de aula e disciplina, mas com problemas e mediadores que ajudarão os alunos a desenvolver tais competências. Fácil? Não! Mas a gente tem que caminhar para isso.

Centralizar ou Descentralizar…

nao-tenha-medo-de-pensar-diferente-dos-outros-2155

Muitas pessoas pensam que o Currículo centralizado está engessando o fazer na escola. Mas descentralizar talvez seja perder um pouco a garantia de aprendizado do aluno. Já vi isso acontecer e sei como acontece. Cada escola, com todo o amor e boas intenções, faz seu Currículo e se fecha ali. Trabalha  a sua identidade e  a sua realidade, porém não abre as janelas de outras perspectivas. Isso empobrece muito o currículo do aluno. 

Temos que fazer um meio termo: quem sabe ter competências e habilidades únicas, mas bem enxutas e com um tempo maior. E o Professor se transforma no Designer deste Currículo, se apropriando e transformando a aula em um grande laboratório do aprender.

Quem sabe?

 

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: