Skip to content
Anúncios

A mudança é iminente!


oficina-design-thinking-para-educadores-geg-bh-8-638

Sou formada pela escola antiga, uma escola que era basicamente assim: o Professor fala, o aluno ouve, toma nota e faz prova. Uma escola baseada na memória, não tínhamos acesso à quantidade de informações que hoje temos e nem com tanta facilidade. A solução dada: memorizar.

Não estou aqui desqualificando a escola antiga, afinal ela nos formou e nos colocou onde estamos. Para ser inteiramente sincera, sou fruto de uma escola muito tradicional que me deu certas habilidades e de uma escola ultra vanguardista ( até para os moldes hoje), que me deu outras habilidades. 

Mas a verdade é que estamos, nestes dias, vivendo um processo forte de ruptura de velhos processos. Estamos no olho do furacão, o que torna difícil um olhar mais claro de tudo. O que vou contar aqui são as minhas percepções e o tanto que venho ouvindo sobre o assunto.

Todos afirmam que a escola vai ter que mudar, mas não é mudar pouco, é mudar de verdade. Temos que, serei aqui radical, refazer essa escola. 

Vamos analisar, a sala de aula do século XIX e a de agora. A própria organização dos alunos não mudou e pior a organização da aula também não. Já vi turmas organizadas com um aluno atrás do outro e super cooperativa. O aluno falava, o outro retrucava e o Professor estava ali para organizar aquilo tudo. E já vi turmas organizadas em semi círculo, ouvindo o Professor e copiando do quadro.

A organização espacial da sala de aula não nos garante inovação.

especial2

Inovação não requer somente computadores ou outra tecnologia de ponta na sala de aula. Talvez, tenhamos que pensar diferente para alcançar outros resultados. Que tal apresentar um problema no qual a turma tenha que dar a solução? Um problema próximo da turma, da comunidade, sem respostas prontas.

Ou que tal dar uma mostra de onde você quer chegar para depois debater com a turma aquele tema?O aluno não precisa receber tudo embrulhado e acabado. Que tal a turma construir junto com você, Professor, os conceitos necessários?

Dá mais trabalho? Fica menos organizado? Mais descentralizado? Sim. Mas será que não queremos fazer igual para obter resultados diferentes?

gente-3

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: