Os Oceanos estão mais Ácidos


As espécies que habitam os nossos oceanos estão adaptadas a um certo pH. A água do mar é naturalmente básica ( entre 7,5 e 8,5), portanto os organismos estão adaptados a esse pH.

No entanto, com a emissão enorme de dióxido de carbono ( CO2), os nossos oceanos estão cada vez mais ácidos. A água do mar entra em contato com o dióxido de carbono e se acidifica. Isso podia ser até um fenômeno natural, mas na velocidade que vem acontecendo, não dará tempo para muitas espécies se adaptarem. Conclusão: uma mega-extinção talvez esteja a caminho.

recifes-de-coral

Um grupo de cientistas internacionais ligados ao Centro de Pesquisa Internacional do Pacífico, da Universidade do Havaí, estudou os corais e verificou que o cimento que os mantém unidos não se forma em um mar ácido. De acordo com a pesquisa, cerca de 65% do gás proveniente de atividades humanas entram no mar e, em contato com a água salgada, aumentam sua acidez. O fenômeno reduz a taxa de calcificação de organismos marinhos, como corais e moluscos.

Na prática, os corais ( que são animais marinhos) estão se “dissolvendo”. Se pensarmos que barreiras de corais são lares de milhares de outras espécies e que protegem a costa de vários continentes das mares… Pronto! Sem as barreiras: milhares de espécies não têm comida ou abrigo. E quilômetros de costa estarão mais desprotegidas de um provável aumento da massa de água dos oceanos.

Claro, que temos paralelos na história natural desse nosso planeta azul, que mostram que já houve esse fenômeno. Vulcões lançaram na atmosfera grande quantidades de dióxido de carbono, a água do mar ficou mais ácida e muitas espécies se extinguiram. Mas algumas sobreviveram, evoluíram ( pela seleção natural) e estamos aqui para contar a história.

Mas na próxima grande extinção, talvez, sejamos nos ( espécie humana) os atingidos. As outras espécies podem sobreviver, o negócio é que a gente não vai ficar para escrever a história. Não é o momento de mudarmos os rumos das coisas?

Achei esse vídeo interessante ( em inglês)!

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: