Esse é o tipo de artigo meio complicado de sintetizar. E acho que esses conceitos só são importantes de serem diferenciados na Universidade, ou seja: continuo achando que para o aluno do ensino médio isso não faz diferença. Mas como foi pedido na última enquete, vamos lá !

Taxonomia ( ou “taxionomia” ou “taxeonomia”) e Sistemática são usados como sinônimos. São conceitos tão próximos que confundem muita gente. Mas um conceito abrange o outro.  A sistemática é um dos ramos da taxonomia.

A taxonomia se divide em dois grandes ramos. Um deles, a sistemática, trabalha com a divisão dos seres vivos em grupos de acordos com suas semelhanças; e a nomenclatura, trabalha na definição de normas universais para a classificação dos seres vivos com o intuito de facilitar o estudo das espécies ao utilizar uma denominação universal.

A sistemática, como muita gente acha, não é um simples catálogo de seres vivos. Aqui, podemos entender como os seres vivos evoluem, as características similares e as que são diferentes. Isso é a filogenia , que nos dá as relações evolutivas ( muito autor chama isso de Sistemática Filogenética).

Para facilitar, vejam a animação abaixo:

Objeto de Aprendizagem: Taxonomia ou Sistemática?

taxo e siste1

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário

  1. Muito bom, parabéns!!!

    Responder

Deixe uma resposta