Esse foi o tópico mais votado no “Qual é a diferença…”
Realmente, caramba, isso é meio confuso. Vamos ver se rapidamente, eu desfaço essa confusão. Tenho um pulo do gato, mas como todo macete, precisamos entender o que é para dar o pulo. Ou o gato morre!
Imagine que você tem um livro. Seu livro tem informações, não é ? Todas as nossas células tem livros com informações ( pelo amor de Deus, não escreva isso em uma prova!). Esse livro é uma molécula que possui quatro nucleotídeos (Adenina, Guanina, Citosina e Timina), formando sequências que serão convertidas em proteínas responsáveis por todos os processos biológicos do organismo – nosso DNA.
O livro ( ou o DNA) tem páginas com determinadas informações, bem específicas, como por exemplo: você terá 5 dedos em cada mão! Essa página é seu gene. Ou seja: o gene é essa sequência de nucleotídeos que dará a informação de como seu corpo será ou como serão os processos biológicos.
Então: Gene é um pedaço ou segmento de DNA e que possuem a informação para a produção de uma proteína ou um polipeptídio. Provavelmente, a informação da quantidade de dedos está em algum gene seu.
Agora, pegue outro livro semelhante ao primeiro. Por exemplo, você tem em mãos dois livros do mesmo autor e com o mesmo título, porém de edições diferentes. Então, vamos combinar que, seus livros tratam do mesmo assunto, mas têm informações ligeiramente diferentes. Lembre-se que a página que estamos, por analogia, dizendo que a página é o seu gene. Você abre a página 100 dos dois livros e vê que existe uma diferença entre as duas páginas. Essas páginas que tratam da mesma informação são os alelos
Então: os alelos são os genes que se unem para formar uma determinada característica e se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos.
Lócus- é o pedacinho do gene. Cromossomos homólogos – são os que tratam da mesma informação ( forma da semente, por exemplo).
Meu pulo doa gato é esse: Compare com um livro e tudo fica mais fácil.
DNA = livro
Gene = página
Alelo = são duas páginas de livros de edições diferentes. Tratam do mesmo assunto, mas têm sutis diferenças ou são iguais.
Observações Importantes pra Caramba:
1- não vale só decorar o pulo do gato, entenda.
2- Professores, esse artigo é para alunos do ensino médio. Sei que, de fato, tudo não está ai. Mas é proposital.
Já que o DNA=livro e o gene=página do mesmo, e o Alelo= dois livros que estão sendo comparado;
então outro livro é= RNA. Milha lógica está certa.<— (uma pergunta)
O RNA seria mais um leitor de barras!
Acho q não dá pra explicar RNA com esse exemplo, o DNA é formado por duas fitas de nucleotídeos pareados, e o RNA é formado por uma fita só, sem nucleotídeos pareados. Cada nucleotídeo tem uma base nitrogenada, no DNA as bases são Adenina, Timina, Guanina e Citosina, no RNA tem essas bases também, com exceção da Timina, que no RNA é substituída por Uracila. Não dá pra explicar usando o exemplo do livro :S
Tiago, tento simplificar pois esse é um blog com fins educativos e em educação não podemos chegar rápido na definição completa. É por aproximação. Leia o que é Zona Proximal de Vygotsky, que você entenderá. Esse Blog é para o ensino fundamental e médio.
Certa de sua compreensão.
Não é isto Ana Cássia .
Os alelos não são os livros .
DNA = Livro
Gene = Pagina do livro que cotem as informações .
Então quando dois genes se unem eles são chamados de alelos
Gene + Gene = Alelos
Os Alelos são os “genes” que se unem para formar uma determinada característica
desculpa professora, pode excluir meu comentário anteriro por favor? eu não tinha entendido :S
Não eliminei. Neste Blog, os comentários passam por mim antes de serem liberados.
Arrasou! Meu deus que analogia maravilhosa.
Obrigada!
Os cromossomos homólogos a que você se refere são as cromátides irmãs? Ou um par de cromossomos, um do pai e outro da mãe?
O par de cromossomos.
Beijos