Esse foi o tópico mais votado no “Qual é a diferença…”

Realmente, caramba, isso é meio confuso. Vamos ver se rapidamente, eu desfaço essa confusão. Tenho um pulo do gato, mas como todo macete, precisamos entender o que é para dar o pulo. Ou o gato morre!

Imagine que você tem um livro. Seu livro tem informações, não é ? Todas as nossas células tem livros com informações ( pelo amor de Deus, não escreva isso em uma prova!). Esse livro é uma molécula que possui quatro nucleotídeos (Adenina, Guanina, Citosina e Timina), formando sequências que serão convertidas em proteínas responsáveis por todos os processos biológicos do organismo – nosso DNA. 

O livro ( ou o DNA) tem páginas  com determinadas informações, bem específicas, como por exemplo: você terá 5 dedos em cada mão! Essa página é seu gene. Ou seja: o gene é essa sequência de nucleotídeos que dará a informação de como seu corpo será ou como serão os processos biológicos. 

Então: Gene é um pedaço ou segmento de DNA e que possuem a informação para a produção de uma proteína ou um polipeptídio. Provavelmente, a informação da quantidade de dedos está em algum gene seu.

Agora, pegue outro livro semelhante ao primeiro. Por exemplo, você tem em mãos dois livros do mesmo autor e com o mesmo título, porém de edições diferentes. Então, vamos combinar que, seus livros tratam do mesmo assunto, mas têm informações ligeiramente diferentes. Lembre-se que a página que estamos, por analogia, dizendo que a página é o seu gene. Você abre a página 100 dos dois livros e vê que existe uma diferença entre as duas páginas. Essas páginas que tratam da mesma informação são os alelos

Então: os alelos são os genes que se unem para formar uma determinada característica e se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos. 

Lócus- é o pedacinho do gene. Cromossomos homólogos – são os que tratam da mesma informação ( forma da semente, por exemplo).


fique ligado

Meu pulo doa gato é esse: Compare com um livro e tudo fica mais fácil. 

DNA = livro

Gene = página

Alelo = são  duas páginas de livros de edições diferentes. Tratam do mesmo assunto, mas têm sutis diferenças ou são iguais.


Observações Importantes pra Caramba: 

1- não vale só decorar o pulo do gato, entenda.

2- Professores, esse artigo é para alunos do ensino médio. Sei que, de fato, tudo não está ai. Mas é proposital. 

Anúncios