Anúncios

A Borracha é um Erro em aula?


Segundo o cientista cognitivo Guy Claxton, professor visitante do Kings College London, no Reino Unido, a borracha deveria ser banida da escola.

O que o cientista defende é que motivamos a vergonha do erro. Como se o erro fosse para ser escondido. Sempre mostrei para meus alunos que, em uma correção, a gente deve apontar o erro e consertar. Observo que os meninos, apagam o que erraram e copiam, cegamente, do quadro o correto. Com o passar do tempo, na hora que vão estudar, esses alunos não olham com cuidado o erro para não errar mais. O que está errado, não é ruim em si, podemos e devemos compreender onde erramos e porque erramos.

Teacher cleaning chalkboard with duster --- Image by © Royalty-Free/Corbis

Teacher cleaning chalkboard with duster — Image by © Royalty-Free/Corbis

E para o Professor? O erro aponta um caminho para ser trilhado. Se uma turma quase que inteira está errando em determinado conceito, é hora de refazermos o caminho. Trabalhando de novo a habilidade por outro caminho, podemos desfazer o conceito errado.

“Observar os enganos cometidos por eles é uma parte essencial do trabalho de um bom professor”, acrescenta Coe. “É preciso ver as tentativas feitas para chegar à resposta para orientar melhor o aluno.”

Em sua proposta, Claxton defende que, ao negar ter cometido erros, os estudantes não estão sendo preparados para o mundo, onde enganos são cometidos – e é preciso conviver com as consequências disso.

O mal não está no objeto, na borracha, e sim acharmos que temos que acertar de primeira. Quantas vezes, temos que fazer e refazer alguma coisa até acertarmos? 

E mais: em Ciências, muitas descobertas vieram de erros. A comunidades_carentesescola deveria ser um laboratório de erros. Por que não se perguntar no momento que o aluno erra? Por que ele errou? O que aconteceu? A sua resposta me indica qual caminho?

E por que não ensinarmos ao nosso aluno a fazer perguntas parecidas no momento do erro? Fácil? Não! Mas isso é mais importante do que colocar o aluno para decorar a Tabela Periódica.

Para saber mais: A Borracha deveria ser Banida de sala de aula?

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1087 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

2 comentários em A Borracha é um Erro em aula?

  1. Republicou isso em reblogador.

    Curtir

  2. No velório do meu pai, falando sobre ele eu contei de algo que me ensinou ainda em criança:

    Lembro também, de eu ainda criança, apagando algo no meu caderno da escola, ele perguntou:
    – Filha, o que houve?
    – Ah Pai! Está tudo errado. Errei isso…
    _ Espera.
    Então saiu e voltou em seguida com um caderno do curso que fazia no Piauí*². E foi apontando palavras… Todas elas estavam com uma linha ao meio.
    _Filha! Esses são os erros do seu pai. Se você apagar os seus erros, como irá aprender com eles numa revisão?
    A partir dai, adotei isso. E minha borracha durou anos e anos…”
    https://cadeiranteemprimeirasviagens.wordpress.com/2012/09/08/o-adeus-ao-meu-pai/

    Em sala de aula de aula, o deixar o erro marcado, ajuda sim numa revisão porque se dá mais atenção a esses trechos. Evitando errar de novo. Eu adotei essa de fazer um risco ao meio da palavra ou nos trechos com erros. Segui fazendo isso em toda vida escolar… O estranho foi que em uma das séries teve uma professora que implicou com isso: “dizendo que o caderno ficara feio”. Fomos nós duas parar na Diretoria… Ganhei a causa 😀

    E na vida a fora eu também adotei o reconhecer meus erros, não apagá-los 🙂

    SIM! A Borracha é um erro em aula!

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: