Skip to content
Anúncios

Tabela Periódica: é para decorar?


Uma pergunta de um leitor meu ( creio que é aluno) me deixou desconcertada: “Por que professores do nono ano pedem para os alunos decorarem número atômico e período na tabela periódica?”

WnZ1Jr2GV4Aj0CUaFj92

Então… Vale um Post.

O ensino da Tabela Periódica envolve algumas habilidades e uma delas diz respeito à classificação de elementos químicos. E é isso que, primeiramente, precisamos mostrar para os alunos. Existe uma lógica de classificação na Tabela Periódica. Veja bem, Professor, trabalhamos classificação desde sempre com o aluno e essa ideia de classificar não é nova.

Uma outra habilidade é a  identificação de algumas informações na tabela, como o símbolo do elemento químico ou o número atômico. O aluno tem que saber o que são, onde estão… Para quê? Tudo isso torna a Tabela Periódica mais uma ferramenta de consulta. Sim, consulta.

Em nenhum local vemos a necessidade de decorarmos a Tabela Periódica. Olhe para as competências do ENEM, por exemplo, não envolve isso. Não tenho nada contra decorar, mas neste particular me pergunto: Qual é o objetivo de fazer decorar a  Tabela Periódica? O que o aluno ganha com isso? Decoramos o dicionário?

Decorar a Tabela Periódica é abrir mão de ensinarmos muito mais coisas com ela. Você já experimentou, Professor, trabalhar com o aluno sobre a montagem da Tabela? Já montou com sua turma uma Tabela Periódica, elemento por elemento??? 

Vamos sair do quadrado e pensar diferente!

Sugestões:

Super Trunfo – Tabela Periódica

Montando a Tabela Periódica

Cartas_1

 

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: