Skip to content
Anúncios

Uma Galinha Gigante?


Olhe para o Tiranossauro rex e responda a pergunta: ele se parece ou não com uma galinha?

725_dinossauros_t_rex

Os paleontólogos fazem essa mesma pergunta a muito tempo. Desde o tempo de Charles Darwin, os naturalistas achavam que os Dinossauros tinham algum parentesco com as aves. Thomas Huxley, amigo de Darwin, pautou-se na semelhança do esqueleto de aves e dinossauros para, em 1870, sugerir a existência de um elo de parentesco entre eles. Foi necessário esperar 120 anos para comprovar a hipótese. 

Pesquisadores das universidades norte-americanas de Harvard e da Carolina do Norte, compararam fibras de colágeno de um osso de Tiranossauro T-Rex com 68 milhões de anos com animais atuais como a galinha e o jacaré. E adivinhe?

As fibras de colágeno do T. rex  têm sequência moleculares mais parecidas com as fibras das galinhas. E bem distante dos jacarés. Some a isso, a ideia defendida por muitos pesquisadores de que o terrível Tiranossauro era emplumado! Pronto …. temos uma galinha gigante!

t-rex e galinha

O fato de os Tiranossauros serem, a partir de agora, representados como galináceos hiperanabolizados os torna mais ou menos assustadores? A seleção natural equipou o Tyrannosaurus rex com um formidável par de mandíbulas, donas da mordida mais poderosa de qualquer animal terrestre, vivente ou extinto. Quem já teve a oportunidade de ver num museu o crânio de um deles pode imaginar o terror que sua bocarra, com dentes em formato de adaga, infligia sobre suas presas. As aves não são particularmente conhecidas por sua inteligência – especialmente as galinhas. A presença de tiranossauros no mundo de hoje seria como um galináceo gigante ciscando um terreiro. Caso avistasse um ser humano, poderia confundi-lo com uma minhoca? É reconfortante saber que o bicho está extinto há 65 milhões de anos.

 

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: