images-15

Um Organismo Geneticamente Modificado ( OGM) é um ser vivo que sofreu alguma mudança artificial em seu material genético, mediante manipulação da engenharia genética. A mudança pode ser apenas em mudanças na estrutura ou na função do próprio material genético do organismo, mas não introduziu nenhum material genético de outra espécie no material genético original, então esse organismo é considerado somente um OGM. 

Um Transgênico é um OGM que recebeu uma parte do material genético de outra espécie. Um organismo geneticamente modificado foi submetido a técnicas laboratoriais que, de alguma forma, modificaram seu genoma, enquanto que um organismo transgênico foi submetido a técnica específica de inserção de um trecho de DNA de outra espécie. Assim, o transgênico é um tipo de OGM, mas nem todo OGM é um transgênico. Devido a relação existente entre esses termos, frequentemente, eles são utilizados de forma equivocada como sinônimos.

Todo Transgênico é OGM, porém nem todo OGM é um Transgênico. 

Assim, todo organismo transgênico é um OGM, já que sofreu alterações genéticas artificiais. Porém, um OGM só se torna um transgênico se houver recebido uma transferência genética de uma outra espécie nesse processo de manipulação .Com

A sigla OGM é muito utilizada, mas hoje vem sendo simplificada para GM, ou seja, geneticamente modificado. Outro termo muito utilizado é PGM que significa planta geneticamente modificada.

ogm_fruit_000

Como reconheço um OGM?

Em geral, não é possível reconhecer visualmente um ser vivo transgênico ou qualquer outro organismo geneticamente modificado. Na maioria dos casos, são necessárias análises laboratoriais para verificar, confirmar ou atestar se foram realizadas modificações genéticas através de intervenção ou manipulação humana.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

9 comentários

  1. Bom Dia!
    Parabéns pelo excelente blog!

    Responder

  2. Ainda não consegui identificar a diferença

    Responder

    1. Para ser OGM, o ser vivo tem que receber genes de qualquer outro ser vivo ( incluindo da própria espécie). Transgênico recebe gene de outras espécies ( nunca da própria).
      Ficou mais fácil?

      Responder

      1. Mas no texto e dito que um OGM nao recebe nenhum gene, que somente sofre alteracoes em seu material genetico, e qui vc esta dizendo que ele pode receber um gene de qualquer outro ser vivo. Fiquei confusa agora , RS.

        Responder

        1. Andrea Barreto 16/09/2018 às 11:37

          Não entendi… releia o texto com mais atenção…

          Responder

  3. Juan Tallyson 02/06/2016 às 18:01

    Muito obrigado, ajudou muito.

    Responder

  4. E possivel colocar gens de animais em plantas?

    Responder

    1. Andrea Barreto 26/08/2018 às 20:47

      Olá, Beatriz.
      Sim, é possível.

      Responder

Deixe uma resposta