Skip to content

Qual é a diferença entre Mimetismo e Aposematismo?

Essa foi a pergunta que ganhou na última enquete sobre “qual é a diferença…”

Ambos são adaptações dos seres vivos, uma forma de sobreviver ao ataque de predadores. São bem parecidos, mas não são o mesmo tipo de adaptação. Vamos aos conceitos:

Aposematismo é uma adaptação que certas espécies adquirem ao longo de sua evolução para a sua defesa. Através do aposematismo essas espécies revelam cores vivas e marcantes, como uma forma de advertir seus possíveis predadores de seu gosto impalatável ou dos venenos que possui. É um aviso do tipo: “Não se mete comigo ou vai se dar mal.” Veja, que o animal possui mesmo essas características: tem veneno, não possui gosto bom… É o tipo de aviso que sua mãe dá : “Olha se você colocar a mão na tomada, vai levar um choque.” E leva mesmo.

O mimetismo ocorre quando um organismo qualquer, denominado mímico, possui características físicas que o tornam parecido à outra espécie (o modelo), trazendo com esta semelhança, alguma vantagem para uma ou ambas as espécies.  É como a falsa cobra coral: ela tem jeito de cobra coral, tem quase as mesmas cores… Mas não é a cobra coral, nem tem veneno. Mas na dúvida, o predador se afasta. Brinco com meus alunos que eles mimetizam quando chutam algo, ou seja: não sabem e fingem que sabem.

images-4

A diferença é que no Aposematismo , o animal possui mesmo aquelas características e avisa aos predadores que as possui. Já no Mimetismo, o animal, faz de conta que as possui. 

Vale também falar de outra estratégia, a Camuflagem. Na camuflagem os seres confundem-se, no aspecto ou na cor, com o ambiente em que vivem, o que dificulta sua visualização pelo predador ou pela presa. Impedindo, assim, que o predador o encontre. Além de ser uma ótima defesa, a camuflagem também ajuda o indivíduo a se aproximar de sua presa o suficiente para dar o ataque sem que este seja descoberto. Os exemplos no reino animal são muitos: o urso-polar, o leão, o bicho-pau, o bicho-folha e etc. 

Lagarto

Lagarto

 

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: