Skip to content
Anúncios

Retirada de Aviso de Transgênicos


1510653_968434383201868_6610767960715091851_n

Sempre achei que informação nunca será demais e que toda história, por mais absurda que pareça, tem dois lados. 

Essa semana a ( 28/04), a câmara dos deputados aprovou o  projeto que acaba com a exigência de afixar o símbolo de transgenia nos rótulos de produtos geneticamente modificados (OGM) destinados a consumo humano.  O texto modifica  a Lei 11.105/2005 que determinava a obrigação da informação em todos os produtos destinados a consumo humano que contenham ou sejam produzidos com OGM ou derivados, por exemplo, milho, soja, arroz, óleo de soja e fubá. De acordo com o projeto, o aviso aos consumidores somente será obrigatório nas embalagens dos alimentos que apresentarem presença de organismos transgênicos “superior a 1% de sua composição final, detectada em análise especifica”.

transgenicos

O que acontece na verdade, é que quase tudo que comemos tem algum produto proveniente de um vegetal transgênico. Sabendo que: os transgênicos são organismos vivos modificados em laboratório, onde se altera código genético de uma espécie com introducção de uma ou mais sequências de DNA (genes), provenientes de uma outra espécie. Perceba, que isso é bem abrangente. 

Agora, analise comigo. Eu sou sua vizinha e planto uma roça de milho transgênico. Você é um agricultor orgânico e tem lá a sua plantação de milho não transgênico. O vento que bate lá, bate aqui. O vento leva o meu pólen do meu milho transgênico para o seu milho, pronto… seu milho se “contaminou” com o gene transgênico da minha plantação. O que gostaria muito de mostrar é que falta pesquisa, informação e novidades. Se pudéssemos , transformar, de algum modo, o pólen do transgênico de maneira que ele somente fertilizasse a planta transgênica… seria outro debate.

Essa taxa de transgenia, menor que 1%, a qual o novo texto diz, cobre esses vegetais que foram, acidentalmente, polinizados pela planta transgênica. O que temos que olhar é a informação por de trás da polêmica. No caso, dos transgênicos não é a lei ou um símbolo que pode controlar, temos que ter mais pesquisas e insumos para elas. A outra forma de controle é tomarmos conta de cada abelha, borboleta, pássaro, … que passa pelos campos de transgênicos.

transgenico

Anúncios

1 Comentário »

  1. Gostei demais desta postagem: clara e objetiva. Mas ela pela na manchete. Afinal, o rótulo vai continuar a existir, só que o produto tem que ter acima de uma porcentagem de transgênico detectável.
    Há dois pontos que trago à consideração, para enriquecer a discussão:
    a) alinhamento do Brasil com os demais países
    b) eliminação do rótulo de produtos que são idênticosaos convencionais, embora formulado com transgênicos: óleo, amido, xarope, etc.
    Abraços

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: