Skip to content
Anúncios

Água- viva ataca?


Alguns esclarecimentos importantes sobre esses seres vivos.

São animais ?

A água – viva e a caravela são seres vivos e classificados no reino animal. São animais pois não fazem a fotossíntese e se alimentam de outros seres vivos.

A alimentação é feita através dos tentáculos, que capturam e encaminham para a boca os animais e plâncton. Movimentos da parede do corpo e dos flagelos das células digestivas permitem a mistura das secreções digestivas, liquefazendo as partes moles do alimento.

agua_viva-553718

Por que queimam ?

A água -viva e a caravela ( outros animais também) estão classificados no Filo dos Cnidários. Esses animais têm uma característica em comum: possuem células em seu corpo que carregam um veneno que queimam qualquer desavisado.

Nos cnidários existe um tipo especial de célula denominada cnidócito, que apesar de ocorrer ao longo de toda a superfície do animal, aparece em maior quantidade nos tentáculos. Ao ser tocado o cnidócito lança o nematocisto, estrutura penetrante que possui um longo filamento através do qual o líquido urticante contido em seu interior é eliminado. Esse líquido pode provocar sérias queimaduras no homem.

cnidoblasto

Por que elas atacam?

Esses animais não atacam. Elas não têm tanta capacidade para deslocar e atacar um ser humano. E vamos combinar: um ser humano é bem grande para servir de alimento. E uma água-viva não vai “pensar”: Oba… vamos fazer um banquete ?

O que acontece é que normalmente elas usam esse veneno ou para caçar ou para se defender. Se estamos na praia, a água-viva pode ser carregada pela maré ou pelas ondas para perto do banhista e como é difícil de ver… babau! Queimadura!

Dory_Marlin_jellyfish.sized_

O que fazer quando somos queimados?

  • Saia da água e remova os tentáculos que ficaram presos (use algum objeto, como uma pinça, para não se machucar ainda mais);
  • Jogue vinagre (ou outro líquido com acidez parecida) sobre a queimadura e deixe agir por um tempo;

Nunca:

  • Coloque água doce- ela espelha o veneno e aumenta a queimadura;
  • Faça xixi na queimadura- além de nojento ( arght), vai fazer o mesmo processo da água doce;
  • Esfregue areia ou outra coisa… – vai aumentar a vermelhidão da pele.

O que pode ajudar é colocar uma compressa de água do mar. É gelada e não vai aumentar a queimadura. Pode colocar álcool, porque o álcool vai desnaturar o veneno ( uma proteína) e acabar com a queimadura.

Procure ajuda médica.

queimaduras-tratamento-10

Está havendo um aumento de casos de queimadura destes animais?

Sim. As razões são variadas.

Muitas pessoas estão indo para praia, talvez.

Mas há uma explicação mais ( digamos) científica). Pesquisadores estão observando que a água do mar está mais quente, provavelmente por causa do aquecimento global. E a água-viva e caravela “nadam” por essas correntes mais quentes para se alimentar, então…

Concluindo…

Da próxima vez que for à praia e der de cara com esses animais, não corra de medo. Não pegue ( elas queimam mesmo mortas ou na palma de sua mão), não mate, não se espante… É um animal que está na Terra a mais tempo que nós e sobreviveu a grandes extinções.

Respeite e não nade perto delas.

04.09.12-Água-Viva

 

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: