Anúncios

Sobre a água que consumimos


Neste tempo de crise hídrica, estamos sendo bombardeados de informações. Todos nós somos co responsáveis pelo o que está acontecendo. E independente de partidos políticos, nossos governantes não fizeram o dever de casa.

A água é um recurso não renovável. Se usarmos a exaustão, acaba. A próxima guerra ( ou as que estamos vivendo?) terá a água como centro. Alguns países já vivem uma crise terrível, gasolina é mais barata que água. E como sem água, não teremos vida.. Não preciso falar mais!

economia_de_gua

O que fazer para economizar então? Soluções caseiras aparecem dali e daqui. Banhos mais rápidos, escovar os dentes e fechar a torneira, ficar de olho nos vazamentos, nunca usar a mangueira como vassoura, … são soluções que conhecemos.  Outras aparecem, muito criativas: reutilizar a água para fins menos nobres. Reutilizar a água que sai da máquina de lavar para lavar o chão da garagem. Reutilizar a água que sai do ar condicionado para multar as plantas. Reutilizar a água que ainda não esquentou do chuveiro para …

Mas há uma quantidade valiosa de água que não vemos e que usamos. Logo aviso: Não fique culpado!

Veja na ilustração abaixo a quantidade de água necessária para produzir o que consumimos:

AGUA 1

 

Imagine, a manteiga que você passou de manhã na torrada gastou 18.000 litros de água potável para ser fabricada. A carne do almoço, 17.100 litros… Bom, você vai pensar: “Vou ter que parar de consumir isso ? É melhor morre!” Não, meu caro leitor, não estou pedindo isso!

Mas a gente tem que ser consciente no momento de comprar e consumir. Quem sabe, não dá para diminuir um pouco o consumo de carne de boi? Ou não jogar fora a manteiga que você comprou demais e descartou ?

Mais importante é repassar essas informações e exigir do governo ações para diminuir o consumo deste bem. A água pode ser reutilizada de várias formas. Por exemplo: cidades como Londres, Israel e cidades da California usam a água tratada do esgoto. Sim! É isso mesmo. A água do esgoto é tratada e usada como potável. Eu mesma bebi em Londres e nada tive.

Pense, repasse informações, faça e defenda esse bem precioso!

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário em Sobre a água que consumimos

  1. Jaqueline // 13/10/2016 às 06:10 // Resposta

    Muito bom artigo.
    Vejam também estas informações complementares: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/de-onde-vem-a-agua-que-consumimos-26334.html

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: