Sonda Rosetta e a vida na Terra


É uma pergunta que fazemos desde dos primórdios do ser humano: Será que estamos sozinhos?

Quem nunca olhou para as estrelas e fez essa pergunta, que atire a primeira pedra. Essa sensação de que não somos os únicos é bem forte. A busca por nossa história é uma máxima em todas as civilizações. Todos os povos têm algum tipo de explicação para a origem da vida.

A Sonda Rosetta e seu “robozinho” Philae foram pesquisar essa história. O pouso da sonda, em 12 de novembro, no cometa 67P/Churymov-Gerasimenko foi lento e de dedos cruzados os especialistas assistiram aqui da Terra. No total, a aterrisagem do módulo Philae durou sete horas.

O cometa Churyumov Guerasimenko está a 400 milhões de quilômetros da Terra,e,  após uma viagem espacial de 10 anos, aconteceu o encontro.

Mas você deve estar pensando: “Que diabos um veículo foi fazer em um cometa?”  E se juntarmos a isso, a explicação de o que é um cometa, a pergunta grita aos nossos ouvidos. Vamos então por partes.

Um cometa é a tal estrela cadente que vemos em dias lípidos no céu. São pequenos corpos celestes  ( dadas as proporções de outros corpos celestes), feitos de material congelados. Eles existem desde que o universo se formou e viajam por aí a grandes velocidades.

Para algumas pessoas, os cometas são “pequenos pedaços de neve suja!” O que nos leva à pergunta: O que faz um robozinho ali?

O Philae “cheirou”, cutucou, furou e testou o cometa de todas as formas possíveis. Um dos objetivos era pesquisar como foi formado o nosso sistema solar. Até o término das suas baterias, os instrumentos de nosso bravo Philae mandou muita informação para a Terra. Agora, é hora de arregaçar as mangas e estudar.

Mas um legado, ou uma pulga de curiosidade , já nos foi dada: O robalinho detectou moléculas orgânicas no cometa. Não estamos falando de vida e sim de moléculas com Carbono. Sabemos que essas moléculas são a base da vida em nosso planeta. Então… quem sabe… Não estamos sós ?

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: