Anúncios

O pássaro Cuco e sua estratégia


Talvez só a sua mãe ou pai saibam do que estou falando. Antigamente, havia um relógio de onde sai de hora em hora um pássaro esculpido em madeira que imanava o pássaro Cuco. Estes relógios foram apelidados de relógio Cuco.

relogio-cuco-mexe-bico-asas-passaros-cauda-som-14706-MLB20089009517_052014-O

cuco (Cuculus canorus) é um pássaro pertencente à ordem Cuculiformes e família Cuculidae. Possuem um canto várias vezes repetido, que pode ser ouvido a 1 km de distância. No hemisfério norte, ele saúda a chegada da primavera, época em que esse pássaro voa para o norte da Europa ou da Ásia, à procura de uma companheira. Fora da época do acasalamento, o cuco leva uma vida solitária.

Mas esse pássaro possui uma estratégia de reprodução um tanto o quanto interessante. A fêmea do cuco, que é um animal ovíparo (todas as aves são), põe seu ovo no ninho de outro passarinho, e para isso ela tira um dos ovos do ninho e come, e no lugar põe o seu ovo. As vezes, quando o ninho é muito vigiado, aproveita o menor descuido e lança seu ovo de uma certa distância. O objetivo disso é que outra família de passarinhos crie seu filhote.

Cuculus canorus - ovo

Olha que esperto: a fêmea, ao colocar o ovo em outro ninho, fica livre da obrigação de chocar e alimentar o seu filhote. Assim, ela pode entrar em outro ciclo de fertilidade e colocar outros ovos em outros ninhos!

Mas não para por ai:

Quase sempre, os ovos dos Cucos são parecidos com os das espécies que parasitam. O bebê cuco demora 12 dias pra nascer e, com 8 a 10 horas de vida, as crias de Cuco expulsam do ninho os ovos ou as crias que ja estavam no ninho, ficando sozinho, tem mais espaço e os pais “adotivos” tem mais facilidade para alimentar uma única cria, que quase sempre é bem maior do que eles mesmos.

Com 19 dias de vida os filhotes de Cuco estão prontas para abandonar o ninho. Reproduzem-se pela primeira vez com um ou dois anos de idade.

cuco1

As vezes nascem 2 cucos ao mesmo tempo e no mesmo ninho – de ovos postos por 2 fêmeas – e a luta pelo lugar acontece de uma forma muito mais violenta porque ambos são possantes e determinados, podendo ocasionar a morte dos dois por cansaço.

Por mais chocante que seja é uma estratégia de evolução desta espécie e não adianta achar injusto, essa é a natureza.

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1087 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: