Anúncios

Método Científico, como é?


Aprendi sobre o tal Método  na Escola ainda. Depois, quando cursei Ciências Biológicas na Universidade, voltei a ver o que é de fato o Método Científico. Criei esse post não só para descrever tal Método, mas também para questionar. Vamos entender, primeiro, o que é e depois questionar: Metodo_Cientifico-2

Método Científico…

O primeiro passo é : Fazer a pergunta.

Pergunte: por que isso está acontecendo? O que faz isso acontecer? Será que acontece sempre? Qualquer pergunta vale. O importante é ser organizado. Levante e anote perguntas que se relacione, ou você vai se perder no assunto.

Pesquise…

Vá para os livros, entre na Internet ( cuidado com as fontes, qualquer um pode colocar qualquer coisa aqui!). Reuna as informações que você ou seu grupo conseguiu levantar. Mas não pare por ai…

Hipótese…

Diante de tanta informação, garimpe as respostas que você ( ou seu grupo) acha mais importante. E escreva as suas respostas para as perguntas que você fez. Ai que está o pulo do gato: mesmo que não estejam certas, essas respostas devem ser levantadas. Isso pouca gente tem coragem de fazer, porque aqui a sua resposta ( hipótese) pode não está certa e é errando que se faz Ciências. Uma hipótese é colocada de tal forma que os resultados possam ser medidos, referindo-se de volta à pergunta original.

Teste a sua Hipótese ( Experimento)…

Agora, meu amigo, mão na massa. É hora de bolar sua experiência para testar sua hipótese. Veja bem: tudo começou da pergunta, por essa razão, a pergunta deve ser bem feita. E a experiência? Tem que ser bem bolada. Você deve variar pouco a sua experiência e ter um controle. Por exemplo: se você perguntar: quanto de água é preciso para fazer o feijão brotar? A variação tem que ser a quantidade de água. E seu controle será o feijão sem água. Então, não vale variar a quantidade de feijão, de luz, de algodão,… Tudo isso tem que ser o mesmo. Anote o que fez com precisão, para poder explicar ou refazer depois.

Analise os dados e Conclua…

Analise os dados que obteve e veja se sua resposta se foi validada. Ou seja: veja se a hipótese é verdadeira ou não. Se for verdadeira, concluímos que é aquela resposta. Se for falsa, volte para outra hipótese e teste. Anote sempre o que concluiu.

Divida do que aprendeu…

É hora de dividir o que você fez. Mas atenção: mesmo os erros que apareceram devem ser contados. “A hipótese tal não era a certa.” “Eu pensei assim e o resultado não foi esse!” Isso é  Ciências!!! 385288a2a25bfbd14d631108acb2d9c9


Questionando…

Até aqui tentei descrever de forma suscita o Método Científico. É bonito ler isso! Mas…

  1. O medo de errar é humano. Nós, que trabalhamos com Ciências, temos esse medo, então, fazemos de tudo para não errar. Ou, o que é pior, se manipula o experimento para fazer com que a hipótese aconteça !
  2. No momento em que dividimos o resultado, nem tudo é contado. A importância dos erros é muita, mas as pessoas se envergonham. Por que é importante contar o erro? Para o próximo não errar e partir daquele ponto para adiante. O erro faz parte da Ciência.
  3. Ciência é um produto da Sociedade. Não é tão isenta ( pra mim, não é nada isenta) do que a Sociedade pensa, quer e financia. Por que acabar com a morte de Crianças por diarreia é tão difícil, por exemplo? É simples, não precisa de muito… mas … não interessa. Um Método pensado por Cientistas não deveria ser influenciado por isso, mas é! Se sua pesquisa não ganha fomentos ( não é financiada), não vai para frente. Então… vamos pesquisar o Ebola ( que é importante) e esquecer a diarreia infantil! ( estou caricaturando um pouco!).
  4.  Existem pensadores que não reconhecem o Método Científico, acham que, simplesmente não existe. Porque o cientista ao montar o seu método, já sabe onde vai dar. Então, pouco erra. Será?

Pense nisso e me conte!

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1087 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 Trackback / Pingback

  1. Método Científico, como é? | Prof. Fernando S. Dantas

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: