Gravidez na Adolescência e Anticoncepcional


enzse8ycpu9aqpyepe6zpelac

Em 2013, mais de meio milhão de bebês nasceram de mães adolescentes no Brasil. As pesquisas mostram que crianças entre 10 ( não digitei errado é 10 mesmo) e 18 anos engravidam.

Nesta época em que se debate tanto sobre aborto, não vejo ninguém falar na prevenção. Como evitar? Qual o melhor método? Onde encontramos?

A educação sexual tem que acontecer. Não é só uma visão biológica ao meu ver. Você que é adolescente tem que se perguntar o que quer, como será sua primeira vez, com quem será, onde será. Vejo uma banalização do ato sexual. Qualquer um faz, com qualquer um,  em qualquer momento e lugar. Não querendo ser quadrada: Você tem que se deitar, sabendo como vai se levantar no dia seguinte.

Se você é responsável por alguém ou se é responsável por você mesmo ( espero que seja), fique de olho nessa informação.

Nessa semana, a Academia Americana de Pediatria lançou novas recomendações para evitar a gravidez precoce. A diretriz indica o uso de métodos contraceptivos de ação prolongada para adolescentes, como o DIU e o implante hormonal subcutâneo, que é colocado sob a pele. Segundo a academia, são métodos seguros.

A vantagem do método anticonceptivo de longa ação é que não depende de nosso comportamento, ou seja: Não dá para esquecer de tomar todos os dias. Veja alguns exemplos:

Anel vaginal mensal – é um pequeno anel flexível ique libera hormônios que inibem a ovulação. A usuária o insere na vagina como um absorvente interno, o deixa por três semanas. Depois de uma semana de descanso, coloca um novo.

Dispositivo intrauterino (DIU) – é um dispositivo de polietileno ou cobre que é posicionado dentro da cavidade uterina e cria um ambiente nada amigável para os espermatozoides, agindo como um espermaticida ou evitando que eles cheguem até as tubas uterinas.

Sistema intrauterino (SIU) – é um dispositivo como o DIU, porém conta com hormônios que inibem o crescimento do endométrio e torna o ambiente desfavorável para a concepção. O SIU faz com que o muco cervical fique espesso, e isso dificulta a viagem dos espermatozoides para fertilizar o óvulo.

Adesivo cutâneo semanal – é um adesivo que permanece na pele durante sete dias, e deve ser trocado depois desse período. A cada três semanas, deve existir uma semana de descanso. A forma de ação conta com a liberação gradual de hormônios na corrente sanguínea.

Anticoncepcional injetável – é uma injeção hormonal com duração variável. Existem as com duração mensal ou trimestral, mas somente o médico poderá indicar a ideal. A injeção é intramuscular e a dose pode ser aplicada na farmácia.

Implante subcutâneo – é um pequeno tubo implantado no antebraço por meio de uma microcirurgia com anestesia local. Ele age liberando pequenas doses de hormônios na circulação.

Importante:

Tem que consultar um médico sempre que você iniciar sua vida sexual e para usar tais métodos.

Meninos, vocês são responsáveis também pela sua parceira. Poste não engravida. Para ter neném necessita de um homem e de uma mulher. Acompanhe sua namorada ou parceira nessa jornada.

A camisinha é indispensável. Só ela, previne as DSTs ( como a AIDS). O anticoncepcional ( como o nome diz) só evita a gravidez.

Por isso, use a camisinha sempre!

Comente

 

Anúncios

1 resposta »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: