Uma reação ( estranha) para uma foto!


Ontem, uma lagartixa apareceu no meu quarto. Embora não morra de amores por esse bicho, tirei a foto da visitante e postei em meu Intagram. A reação nas redes sociais foram incríveis.

10653502_865505246800850_1622827611774170184_n

” Tenho nojo!” “Eu mato com inseticida!”  ” Arght!” ” Bichinho horrível!”

” Tá” certo! Não sou muito amante deste réptil. Acordei já com uma em cima de mim, que tinha despencado do alto. Fui sorteada para estudar o bichinho na Universidade. Bom…

Mas ele tem uma enorme importância ecológica. A lagartixa Hemidactylus frenatus ) tem a função de controlar os insetos do ambiente. Ela se alimenta de pequenos insetos: baratas, besouros, mosquitos ( inclusive o que transmite a Dengue).

O que permite a lagartixa colar no teto são as patas.

Para desafiar a lei da gravidade e correr no teto da casa são as mesmas forças que atuam em ligações químicas. Chamadas forças de Van der Waals, elas são responsáveis pela atração entre certas moléculas, como as do carbono, no grafite, e as dos gases em geral. Sob certas condições essas moléculas trocam elétrons e se atraem. Por isso ela gruda nas paredes. Por vezes, ela se atrapalha e cai. Mas é raro.

354098_69312

Por fim, com a palavra: um especialista!

” As lagartixas não oferecem risco à saúde do homem”, esclarece o pesquisador João Justi Júnior, do Instituto Biológico. “Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos – inclusive o mosquito transmissor da dengue”, afirma. Como os insetos são atraídos pelas luzes das residências, consequentemente as lagartixas que se alimentam desses insetos também aparecem. “Se não tiver inseto não tem lagartixa. Como não podemos nos livrar dos insetos e não podemos ficar no escuro, não há como se livrar das lagartixas. Se retirarmos uma, outras virão”, diz o pesquisador. “Se encararmos o lado bom do animal, talvez fique mais fácil aceitá-lo. Mesmo assim, algumas pessoas instalam lâmpadas de cor amarela, que não atraem insetos nas áreas externas da casa de campo. Mas nas residências nem sempre é possível a colocação de lâmpadas dessa cor.”

Especialista do  Instituto Biológico

 

Então, pense: por que o nojo? Não mate, não impeça a sua entrada… Elas irão trabalhar para você.

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: