Skip to content
Anúncios

Dica para professora iniciante


Uma leitora minha, a Barbara Fernandes, me mandou pelo email esse pedido de ajuda:

Olá!! Tudo bem? Comecei a dar aulas de Ciências no início desse ano e gostaria de uma ajudinha, se possível. Tenho uma turma de 8° ano bem difícil. Desinteressados, só querem saber de usar o celular e aula que é bom nada. Exercícios? Só se valer ponto, raros são os que fazem por conta própria (dou um jeito de premiá-los). Tem sido um desafio fazer com que eles me escutem. Pode me ajudar? (…) Um abraço e sucesso!

Achei que poderia compartilhar o pedido com todos porque já fui uma Professora iniciante e lembro-me com muita clareza dessa angustia.


Cara Barbara, não se angustie. E se isso lhe deixa mais calma: tenho esses questões até hoje ( 21 anos depois!)!

Vamos por partes:

Nossos alunos são difíceis mesmo. Temos que trabalhar em um terreno hostil, por um lado sabemos o quão importante é para esse menino a formação acadêmica e por um outro tudo conspira contra a atenção deste publico. A sala de aula é um terreno chato, uma pessoa fala ( infelizmente é você ou eu!) esperando que um monte de meninos escutem calma e placidamente. Começa ai o nosso “malhar em ferro frio!” Não dá mais para ser só isso! O aluno tem que ser fiscado pelo nosso fazer. O problema é que temos um público que paga pelo produto e não quer esse produto. Talvez, e é talvez mesmo porque não sei se é bem isso, o produto esteja fora da validade. O que sinto é que a lógica da sala de aula tem que ser virada de cabeça para baixo. Esse aluno já tem um saber não formatado. Ele busca o que é de interesse dele na internet. Acontece que nem sempre aquilo que interessa o aluno é aquilo que temos para oferecer. Rompa com isso.

Coloque o aluno como protagonista. “Perca”um tempo vendo o que lhe interessa. Eles se interessam por exemplo em debates, polêmicas, .. No começo é difícil, uma zona em sala, mas vai entrando em acordos. Coloque para eles que determinadas coisas, não há jeito,  eles têm que aprender. E outras eles podem trazer para a sala de aula. Coloque-os para lerem coisas na Internet ou mesmo nas Redes Sociais que eles gostem. Tem piadas e sensos comuns no Facebook que são maravilhosas para dar aulas. Coloque esse doce para que eles se encantem.

Encantar… como é difícil!

Ai vem a história dos pontos. E ai vem também o que ensinamos implicitamente ou descaradamente para esses meninos: tudo que eles fazem, serão premiados! A escola ( como instituição) faz isso bem! Quebre isso com papos. Nem sempre vai dar para premiar. Mas se os alunos estiverem emocionalmente envolvidos, não haverá a necessidade do prêmio. E esse envolvimento pode ser com essas práticas acima.

Meu problema é que não tenho receita de bolo. Mas não dá mais para lutar contra essas tecnologias. O celular é quase uma continuidade do corpo deles. No entanto, entre em um acordo mútuo. É essencial que você seja o exemplo, basta o Professor usar o celular uma vez em sala de aula para atender uma ligação para que qualquer acordo se quebre. Eu nem levo o aparelho para a sala e falo para eles: “Quando eu atendi o celular em sala?” A resposta é nunca… dai….

Por outro lado, promova o uso dos smarts em determinada aula. Vou lhe contar um caso: estava explicando sobre Classificação de Seres Vivos no 7o ano e usei meu exemplo do Kakapo. Se eu falo que vi um documentário sobre o Kakapo, o que vocês me diriam?- falava pros meninos. Eles fizeram aquela cara de que diabos ela está falando. Expliquei que o Kakapo era uma ave e que por essa classificação dava pra tirar algumas características do bicho. Mas os alunos continuavam a querer mais características da ave e por mais que eu descrevesse não dava conta. Até que um menino me falou: posso usar o Celular para ver o bicho. Combinei com eles que por um tempo deixaria eles buscarem imagens do Kakapo. Foi uma animação só.

O problema é que não temos formação para fazer isso. É um momento de inspiração que temos ali e aqui, quase por intuição, testamos. Algumas coisas darão errado e outras super certo. Coragem, Professora! Só pelo fato de você externar as dúvidas, vejo que já é uma super mega Professora! Triste daquele que só tem certezas!

Beijos!

10603569_861627267188565_1866526911618207405_n Para outras dúvidas me mande um email pelo meu Portifólio. 

Anúncios

4 Comments »

  1. Perfeito querida Andrea! Concordo plenamente com você e também já tenho 20 e tantos anos de sala de aula! Sempre encantada e nos esforço de encantar!
    Cara professora, você está a caminho de ser bem sucedida com seus alunos: Você se preocupa com eles, se importa! Nunca podemos deixar de nos importar, são crianças e jovens que necessitam – embora não percebam – de nossa interferência e orientação. E, principalmente, de nossa dedicação associada ao contínuo aprender a fazer, que nos torna emocionalmente e profissionalmente dignos e progressivamente MESTRES!
    Seguem umas dicas de materiais que poderão ser úteis em suas buscas: meu blog: atitudecuriosa.blogspot.com
    Bom trabalho e bons estudos!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vida de professor realmente não é fácil, mas não há nada mais recompensador que no final do ano, ou dos anos, encontrar os bons alunos com sucesso e agradecidos por seu trabalho!

    Curtir

  3. Aqui no município que trabalho os professore s censuram o uso de tecnologia nas salas de vez enquanto eu uso celular pra pesquisas…em grupo na escola n ão tem internet uso o meu celular para passar pra eles wi fi….as vezes da certo so não da porque os outros professores não pensam em educar as salas com esta arma de trabalho genial que e a internet…

    Curtir

    • Carlos, temos que lutar contar isso. Convivo com esse tipo de profissional aqui no Rio também. Tem gente que se fecha e acha que boa aula era dos tempos dele. Mas os tempos mudaram, o aluno é outro… temos que evoluir.
      Parabéns! Continue a fazer seu trabalho. Em cada sala de aula tem que acontecer uma revolução todos os dias.
      Beijos

      Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: