Anúncios

Está no Face e é para pensar!


Sou fã das redes sociais! Tenho perfis no Facebook e no Twitter. Mas nem por isso, minhas críticas param, o sinal vermelho avente diante dos pequenos e grandes absurdos.

Veja os exemplos abaixo que coletei no Face!

Dar a vez a outro espermatozoide

frase5

 

O que há de errado nessas duas brincadeiras? Sei bem qual é a intenção dos que bolaram as imagens postadas no Facebook: as características do espermatozóide que ganhou a “corrida” para fecundar o óvulo estão no indivíduo.

Mas… esqueceram que o espermatozóide é uma célula haploide , que possui a metade das característica do pai, e, o óvulo é outra célula haploide, com a metade das características da mãe. Na fecundação, vai aparecer uma célula diploide  , essa sim, com o conjunto inteiro de cromossomos.

As características do indivíduo se dá pela “leitura” deste conjunto, ou seja: o gene que  for o dominante é que vai aparecer. O seu genótipo é feito deste conjunto de 23 pares de cromossomos, o que aparece é o seu Fenótipo. Trocando em miúdos: o seu pai pode lhe fornecer a informação, cabelos lisos. Mas sua mãe lhe fornece a informação: cabelos crespos. Se a dominância for cabelos crespos, essa informação vai aparecer.

Então, não é só o espermatozóide mais esperto que lhe dará as informações. Temos as informações do óvulo também.

Ao ver os posts engraçados no Face: pare, ria e pense!

 

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: