Glúten: faz mal?


Tenho visto uma verdadeira lavagem cerebral sobre o “mal que o glúten faz”!  Mas, realmente, você sabe o que é o glúten? O que ele faz? Ele realmente é um vilão ?

Vamos entender?

d8c2aad1e3773ee817b0be8e888de2ce

O que é o Glúten?

É uma proteína vegetal presente no trigo, aveia, centeio e cevada. Quase todos os alimentos que comemos têm glúten. E veja bem, caro leitor, não é uma invenção da modernidade ( como diria a minha mãe), é um tipo de nutriente que convivemos a milhares e milhares de anos!

O Glúten engorda?

Não. O que acontece é que o glúten é uma proteína relativamente grande que ao chegar ao intestino delgado, leva o inchaço. E mais: o glúten está em alimento com altos índices glicêmicos, ou seja: muito calóricos! O que engorda não é o glúten, são as calorias que os alimentos como pizzas e pães têm.

Se você não tem a doença celíaca, pode comer um pedaço de pão sem susto.

Quando é que devemos evitar o Glúten?

Quando a pessoa tem a doença celíaca, que é caracterizada pela hipersensibilidade intestinal desencadeada pela ingestão do glúten, porém envolve mecanismos alérgicos ou autoimunes, por isso as reações costumam ser mais acentuadas. “Neste caso, o glúten ingerido causa uma inflamação na parede do intestino, fazendo com que ele diminua a capacidade de absorver os nutrientes, e não só o glúten, mas também outras proteínas como gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais”. ( de acordo com Lia Buschinelli, nutricionista do Instituto Paulista de Cancerologia)

Quer entender mais sobre Doença Celíaca, clique na imagem abaixo:

doenca-celiaca-mata-42-000-criancas-por-ano-no-mundo-mas-permanece-desconhecida-no-brasil

 

A dieta sem glúten é benéfica a todos?

Deixar de comer glúten é, definitivamente, essencial para o bem-estar de pessoas com doença celíaca ou outro tipo de intolerância à proteína. Para os demais indivíduos, a medida é desnecessária. Segundo o gastroenterologista Flávio Steinwurz, todas as pessoas livres de intolerância ao glúten conseguem digerir uma fatia de pão perfeitamente. Mas evitar a proteína implica deixar de comer alimentos como massas, pizza e bolachas, que são calóricos e gordurosos, aumentando a chance de uma troca por comidas mais saudáveis. “É possível que a pessoa emagreça, mas não diretamente pela falta de glúten, e sim pela redução do consumo de carboidratos”, diz Vera Sdepanian, gastroenterologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Alimentos com glúten viciam?

Segundo o gastroenterologista Flávio Steinwurz, o glúten não causa dependência.  “Quando um paciente é diagnosticado com doença celíaca e informado sobre os benefícios de tirar o glúten da dieta, não observamos neles abstinência à proteína. É diferente de tirar o chocolate da alimentação de um chocólatra. O chocolate, sim, vicia, já que estimula a produção de serotonina no organismo (neurotransmissor que pode desencadear sensação de prazer e bem-estar)”, diz.

Então…

Se o glúten fosse realmente um vilão para as pessoas saudáveis, os seres humanos todos estariam extintos. Estamos convivendo com esse tipo de nutriente a anos e nossa evolução nos permitiu a lidar com essa proteína. Se fosse como muitos alardeiam, teríamos uma população inteira desnutrida.

O caso é manter o equilíbrio. Comermos de forma saudável. Mas vamos combinar: um pão quentinho com uma manteiga e café… não mata ninguém!

 

Anúncios

3 respostas »

  1. Não gostei da conclusão do artigo, é certo que a ingesta de Glúten através das massas é uma prática milenar, mas, o glúten de fato só torna-se vilão, quando o processo de industrialização modificou geneticamente o glúten original, acrescentando 600% a mais de glúten no trigo. Essa questão passou a ser realmente séria e é muito importante educar as pessoas mostrando a causa atual para tanta intolerância, na verdade o organismo humano tá reagindo como defesa.

    Docente- Superior – Miriam Costa

    Curtir

    • Olá, Miriam!
      Respeito a sua colocação. Mas o que você veio trazer não é inconcludente com o artigo. Lembre-se, esse Blog é para estudantes de ensino Fundamental e Médio. O que trata o artigo é a onda da “moda” de não comer glúten porque é um veneno! Os meus alunos estão excluindo os alimentos ricos em Glúten porque querem. Eu deixei claro, no artigo, que há riscos sim e que existem pessoas que podem correr riscos de vida pela ingestão de glúten.

      Por ser Docente do nível Superior, você não tem muito contato com esses alunos que acham que tudo que a grande mídia fala está certo. Mas seu comentário faz todo o sentido. Como Professora de Nível Básico / Médio, vejo que só estamos agregando conhecimentos.

      Grata

      Curtir

  2. Olá Andrea Barreto, sinalizei positivamente seu comentário, realmente sua informação em relação à faixa etária dos leitores, desconhecia.
    Grata por sua interatividade,
    Att,

    Miriam Costa.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: