Skip to content
Anúncios

Vírus: Como são Classificados?


Muitos leitores do Dicas têm me perguntado: Qual é o Reino dos Vírus ?

Os 5 reinos ( Monera, Protista, Fungi, Animal e Vegetal) são arrumados conforme o número de células e o tipo ( eucarionte e procarionte) de células. Sabendo que o vírus é acelular, não podemos colocar esses organismos em nenhum reino.

Existem muitas controvérsias na comunidade científica a respeito do vírus ser ou não um ser vivo; justamente por essa característica: não possuir células ( ser acelular).

Vírus e a Membrana de uma célula

Vírus e a Membrana de uma célula

O vírus  são constituídos por ácido nucléico que pode ser o DNA ou o RNA*, envolvido por um invólucro protéico denominado capsídeo. Possuem cerca de 0,1µm de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico.

Em 1960, o físico alemão Manfred Eigen, ganhador de um prêmio Nobel, descobriu que era possível a replicação de RNA in vitro. O RNA, portanto, tornou-se um grande candidato à condição de supermolécula da vida primitiva, capaz de se replicar e sofrer mutações. Veja que interessante: se partirmos do princípio que o ser vivo é capaz de se replicar e sofrer mutações ( portanto ter a capacidade de se adaptar), esse RNA é um ser vivo.

Essa molécula, denominada de RNA de Eigen”, é muito semelhante ao vÌrus, pois se encontra na fronteira entre o químico e o biológico. Uma das hipóteses da origem do vírus, chamada de Teoria dos Elementos Subcelulares” é  de que o vírus seria proveniente de uma molécula de RNA .


 

DNA RNA são siglas de substâncias químicas envolvidas na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostas. RNA é a sigla para ácido ribonucléico (RNA), que é uma molécula também formada por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. O RNA é o responsável pela síntese de proteínas da célula, são geralmente formados em cadeia simples, que podem, por vezes, ser dobrados.


HIV

HIV

 

Mas como os vírus são classificados?

Sabendo que os vírus possuem ou DNA ou RNA ( nunca os dois ácidos nucleicos juntos) , uma das maneiras é de classificarmos usando essa característica. Assim:

O International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV) vem aprimorando as normas de classificação viral passo a passo, estabelecendo, assim, uma taxonomia exclusiva para a organização dos vírus. O mais importante de todo esse principio é que os vÌrus podem ser agrupados de acordo com as suas propriedades físico, químicas e biológicas, assim como as das células que infectam. Dessa forma, os vírus podem ser classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico, simetria do capsídeo, presença  ou ausência do envelope, tamanho e sensibilidade às substâncias químicas.

Por exemplo:

O vírus que causa a herpes tem um fita dupla de DNA, está na Classe I. O HIV é um Retrovírus que possui um RNA simples ( Classe IV). Um vírus, Parvovírus , que pode dar uma doença de pele possui uma fita simples de DNA ( Classe II).

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: