As penas dos Dinossauros e o voo


Muitos fósseis de Dinossauros foram encontrados com penas e muitas penas foram encontradas fossilizadas em âmbar ( um tipo de resina). E isso fez com que os cientistas descobrissem várias coisas.

110916122831_ambar4001

Penas preservadas em âmbar

A primeira ideia que temos quando falamos de penas é do voo. E ai, você vai pensar: “Os “Dinos” voavam?” Imagina aqueles bichos enormes voando? Se a ideia é maluca, vamos pensar para que serviam as penas nos dinossauros.

Na natureza nada aparece sem um fim. Ter penas requer uma certa dose de energia do corpo para mantê-las. As penas, nas aves atuais, servem para algumas coisa: ajudar no voo, manter a temperatura do corpo e atrair as fêmeas. Como o corpo dos dinossauros não é leve o bastante para voar, ficaremos com as outras duas “utilidades” das penas.

Alguns dinossauros viram descobertos com bastante alimento em seu estômago, o que sugere que esses animais eram endotérmicos. Animais endotérmicos tinham que manter a sua temperatura, teriam que ter um isolamento térmico. Pronto as penas poderiam ajudar.

Mas as penas encontradas no âmbar, preservaram organizas chamadas de Melanossomas, que produzem pigmentos. Para que dar cor as penas que só serviriam de isolante térmico. Não pense você que os dinossauros gostavam de cobertores coloridos, nada disso! Era para o macho atrair as fêmeas, como o pavão macho que ostenta  a calda para atrair as fêmeas.

Alguns dinossauros só tinham penas  coloridas nos membros anteriores e isso sugerem mais ainda que as penas eram usadas para atrair as fêmeas.

É importante saber que alguns dinossauros podiam planar de uma árvore para outra, tinham penas quase iguais aos pássaros. Então, quando você observar um pássaro, lembre dos “dinos penosos”!

 

Anúncios

1 resposta »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: