Skip to content
Anúncios

DNA com mais dois nucleotídeos


O DNA é uma molécula que dá as instruções de como as nossas células funcionam. Da bactéria , ameba, camundongo, mangueira… até nós (seres humanos); somos moldados pelo DNA.

E o DNA tem um alfabeto composto por 4 letras que formam pares: adenina -A- com tinina -T- e citosina -C- com guanina -G. É essa combinação repetida de várias maneiras que dá a variedade dos seres vivos. 

“A vida na Terra, em toda a sua diversidade, é codificada por apenas dois pares de base de DNA, A-T e C-G”, afirmou Floyd Romesberg, do Instituto de Pesquisas Scripps, em La Jolla, Califórnia.

Mas uma equipe de cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps da Califórnia incorporou duas novas letras ao alfabeto genético ao desenvolver uma bactéria cujo DNA inclui duas bases nitrogenadas que não são encontradas na natureza. Essas duas novas letras , d5SICs e dNaM ( X e Y ), foram incorporadas ao DNA natural e colocadas dentro de uma bactéria ou cepa ( conjunto) de bactérias Escherichia coli. 

Estas duas bases, denominadas d5SICS e dNaM, foram inseridos nas células da bactéria Escherichia coli  com o objetivo que estas replicassem este DNA semi-sintético com normalidade. E a bactéria se “comportou” muito bem.

Para completar com esse novo par de nucleotídeos sintetizou 172 aminoácidos, no lugar dos 20 que normalmente o ser vivo produz com os 2 pares.

NA-CB089_NEWDNA_NS_20140507171505

Mas qual é a finalidade desta pesquisa?

Um dos objetivos é o estudo e cura de doenças. Se o cientista conhece como esse DNA funciona, ele pode investigar o modo como algumas doenças ocorrem e como se cura.

Mas… Em um comentário também publicado na Nature, os biólogos Ross Thyer e Jared Ellefson, da Universidade do Texas, em Austin, alertaram que os cientistas tinham que responder aos temores do público sobre a manipulação do DNA ou a criação de organismos artificiais.

“Tentativas de expandir o alfabeto genético questionam a ideia da natureza universal do DNA e, potencialmente, despertam críticas sobre a prudência ao manipulá-lo”, afirmaram.

 

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: