Anúncios

Kepler 186f: Um planeta “Gêmeo”?


Quando comecei a dar aulas em 1991, era uma pergunta recorrente em sala de aula: “Será que existe vida fora da Terra?”

A agência espacial NASA anunciou a descoberta de um planeta que tem toda a “pinta”de ter as condições iniciais para ter água no estado líquido na superfície, e, portanto, vida. O planeta foi batizado de Kepler 186f.

A NASA anunciou que foi identificado, pela primeira vez, um planeta que existe em uma área do espaço considerada “habitável” pelos cientistas: o Kepler 22B. A temperatura lá é parecida com a que temos na Terra. O ano tem 290 dias, e o planeta é só 2,4 vezes maior do que a Terra. Mas não vai se animando não! Pois há mais perguntas que respostas neste caso.

Não se tem a certeza de que o planeta seja rochoso mesmo, por exemplo.

imagem-kepler-1024x553

A única certeza mesmo é a de que o planeta está lá. O observatório Kepler, lançado ao espaço em março de 2009, usa o brilho de 150 mil estrelas conhecidas como “contraluz”. Quando outra estrela ou um planeta passa pela frente dos “faróis espaciais”, o telescópio é capaz de coletar centenas de informações sobre o que está fazendo sombra em suas lentes.

Assim, o projeto Kepler já descobriu novos planetas e estrelas pelo universo. Mas esta é a primeira vez que enxergamos, lá longe, um lugar parecido com nossa casa.

Veja o vídeo abaixo :

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1087 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: