Anúncios

A Fêmea tem Pênis ?


Charles Darwin dizia que a grandeza da vida ao criar “infinitas formas”, referindo-se à capacidade da natureza de forçar o aparecimento das mais distintas e estranhas espécies. E é isso que a nova descoberta feita no Brasil vem nos mostrar. Uma espécie de inseto do gênero Neotrogla que as fêmeas estruturas semelhantes a pênis e os machos apresentariam aberturas equivalentes a vaginas.

18093948286005

A descoberta foi feita em 2012, o biólogo Rodrigo Lopes Ferreira, da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, descobriu uma característica inédita em uma espécie de inseto que vive em cavernas no norte do estado. A espécie é Neotrogla brasiliensis. 

Durante a sua vida, as fêmeas Neotrogla podem adquirir vários espermatóforos. Observamos também que as fêmeas consumiram o conteúdo dos espermatóforos após o primeiro ato sexual, mas antes de produzirem ovócitos maduros, o que sugere que provavelmente o conteúdo dos espermatóforos é usado tanto para a nutrição como para a fertilização”, lê-se no artigo.

A duração da cópula nestes insetos poderia vir no Livro Guinness dos Recordes, já que se prolonga durante 40 a 70 horas. “Ainda não sabemos por que é que a cópula demora tanto tempo. Talvez o transporte da massa de esperma seja demasiado lento, ou a fêmea tenha de ‘convencer’ o macho a descarregar o máximo de material nutritivo”, sugere Charles Lienhard. “Com os genitais invertidos, a fêmea tem provavelmente mais ‘poder’ sobre o macho, ela pode segurar o macho com o seu pênis espinhoso durante o tempo que quiser.”

Para os biólogos essa maravilha mostra com Charles Darwin estava correto ao nos mostrar que  a variedade de formas de vida é infinita.

18094108486007

 

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário em A Fêmea tem Pênis ?

  1. Interessantíssimo, passei só para recordar as aulas totalmente rasas de biologia no ensino médio. Procurava lembrar o que era o platelminto e o nematódeos e acabei descobrindo que uma uma fêmea poder um pênis e um macho uma vagina e tudo isso naturalmente. Como gostaria de ter tido boas aulas de biologia!
    Me interessei muito pelo blog
    Parabéns

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: