A Fêmea tem Pênis ?

Charles Darwin dizia que a grandeza da vida ao criar “infinitas formas”, referindo-se à capacidade da natureza de forçar o aparecimento das mais distintas e estranhas espécies. E é isso que a nova descoberta feita no Brasil vem nos mostrar. Uma espécie de inseto do gênero Neotrogla que as fêmeas estruturas semelhantes a pênis e os machos apresentariam aberturas equivalentes a vaginas.

18093948286005

A descoberta foi feita em 2012, o biólogo Rodrigo Lopes Ferreira, da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, descobriu uma característica inédita em uma espécie de inseto que vive em cavernas no norte do estado. A espécie é Neotrogla brasiliensis. 

Durante a sua vida, as fêmeas Neotrogla podem adquirir vários espermatóforos. Observamos também que as fêmeas consumiram o conteúdo dos espermatóforos após o primeiro ato sexual, mas antes de produzirem ovócitos maduros, o que sugere que provavelmente o conteúdo dos espermatóforos é usado tanto para a nutrição como para a fertilização”, lê-se no artigo.

A duração da cópula nestes insetos poderia vir no Livro Guinness dos Recordes, já que se prolonga durante 40 a 70 horas. “Ainda não sabemos por que é que a cópula demora tanto tempo. Talvez o transporte da massa de esperma seja demasiado lento, ou a fêmea tenha de ‘convencer’ o macho a descarregar o máximo de material nutritivo”, sugere Charles Lienhard. “Com os genitais invertidos, a fêmea tem provavelmente mais ‘poder’ sobre o macho, ela pode segurar o macho com o seu pênis espinhoso durante o tempo que quiser.”

Para os biólogos essa maravilha mostra com Charles Darwin estava correto ao nos mostrar que  a variedade de formas de vida é infinita.

18094108486007

 

Anúncios

Um comentário

  1. Interessantíssimo, passei só para recordar as aulas totalmente rasas de biologia no ensino médio. Procurava lembrar o que era o platelminto e o nematódeos e acabei descobrindo que uma uma fêmea poder um pênis e um macho uma vagina e tudo isso naturalmente. Como gostaria de ter tido boas aulas de biologia!
    Me interessei muito pelo blog
    Parabéns

Deixe uma resposta