Muita gente tem essa dúvida:

Qual é a diferença entre bioma e ecossistema ?

Estes são conceitos muito próximos e por isso são fáceis de se confundir.  Muita gente usa esses termos como sinônimos, mas de fato não são. Vamos ver as definições para depois analisar as diferenças.

Ecossistema – Sistema integrado e auto-funcionante que consiste em interações dos elementos bióticos e abióticos e cujas dimensões podem variar consideravelmente.”

Bioma – Conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria.”
Então, um bioma é um ecossistema com características regionais, com um determinado clima, solo e outros fatores abióticos, que irão influenciar os seres vivos que estão ali.
Um ecossistema qualquer só será considerado um bioma se suas dimensões forem regionais.
Veja os exemplos de dois biomas abaixo:
Tundra: Bioma típico do hemisfério norte, entre as latitudes 60° e 80° Norte. A vegetação é composta por capim e junco. A fauna é representada por renas, roedores, raposas, lebres, insetos, aves, etc.
Floresta Tropical: Compreende as regiões próximas à linha do Equador. Esse bioma apresenta temperatura e médias pluviométricas elevadas. É o bioma que possui a maior diversidade de espécies. Sua fauna é representada por onças, antas, macacos, várias aves, répteis, entre outros.
Observe que como todo ecossistema, esses biomas tem fatores abióticos e bióticos que interagem, porém com características bem próprias e seres vivos característicos de cada ambiente.
BIOMAS
Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

2 comentários

  1. o mar é um bioma?

    Responder

    1. Andrea Barreto 06/05/2018 às 16:11

      Oi! Não o mar pode ter vários Biomas. Depende dos fatores físicos: luz, calor, profundidade…

      Responder

Deixe uma resposta