Skip to content
Anúncios

O Cientista Louco


Essa é a imagem mais comum no imaginário das pessoas!

Quem faz Ciências tem alguns parafusos soltos. Mas será ?

Alguns dos ilustres cientistas que conhecemos eram pessoas comuns. Talvez, se passássemos por eles nas ruas, não os acharíamos loucos. Pessoas com família, com afazeres domésticos, emprego, casa… Mas eram cientistas. Alguma coisa aconteceu, que torno-os figuras a margem de qualquer ser normal.

Dê uma busca no Google ou qualquer outro buscador por imagens de Cientistas. São todos descabelados, desleixados, com uma aparência horrível… e isso é um imenso transtorno. Pesquisas mostram que esse pensamento afasta as pessoas comuns do mundo da Ciência. Afinal, ninguém quer ter um estereótipo tão louco.

Temos que dar um basta nisso. A Ciência não é feita de cientistas loucos. São pessoas criativas, estudiosas, com uma curiosidade ímpar… Esta figura maluca pode afastar muita gente deste mundo, pessoas que têm esse perfil de Cientista de fato ( criativas, curiosas, estudiosas…) !

E mais: pesquisas mostram que muita gente deixa de lecionar Ciência por ser uma matéria complicada e mais chegada aos loucos. Olhem bem para essas crianças abaixo. Cientistas conhecidos e de grande importância. Parecem loucos?

o-cientista-no02

Da esquerda para a direita: Albert Einstein, aos 3 anos; Charles Darwin, aos 7; e Marie Curie, aos 16. É preciso desmistificar a figura do cientista e mostrar que eles são pessoas como nós.

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: