Anúncios

Aos novos Professores de Ciências,


Estou em uma nova etapa da minha vida! Percebo que já tenho alguma experiência para compartilhar. Longe de mim dizer, como ouço várias vezes, que tenho as verdades comigo. Tinha a maior raiva dos profissionais experientes que se arvoravam de sábios e queriam nos colocar em posição inferior, quando comecei. A máxima do: ” Quando você tiver 20 anos de experiência em sala de aula, vai ver que tudo isso é um sonho!” Que horror, a pessoa que perdeu essa capacidade!

Agora, que tenho esses anos de sala de aula,  vejo algumas coisas e estou lidando com essa geração nova de Professores, posso me arriscar. Vou escrever sobre algumas coisas que ando percebendo nessa nova jornada.

Alguns Professores se interessam muito no que irão ensinar, mas não aproximam o que sabem com o saber do aluno. Não digo para simplificar tanto de modo que emburreça o menino, mas simplificar de modo que torne um saber significativo para ele. Parece que no afã de ensinar, o especialista quer derrubar tudo o que sabe no aluno. Vá aos poucos. É como entrar no restaurante e querer em uma refeição comer todo o cardápio!  Não dá!

Outra coisa é perceber que o aluno não é o especialista. Por mais que queiramos, o menino não nasceu sabendo definir uma célula ou reconhecendo o que são nutrientes ! Somos nós, Professores de Ciências, que temos que ensinar. Aos poucos, dando um tempo para aquilo sedimentar no aluno.

E por falar em sedimentar: vamos todos respirar fundo? Para que tanta ansiedade?

Parece que o Professor quer que o aluno em uma aula dê conta de todos os detalhes do conteúdo. Se você percebe que nem tudo ficou, calma! Faça mais exercícios, promova debates…. Estimule ! Pense em quanto tempo, realmente, você usou para aprender de fato a fotossíntese ( só para dar um exemplo!)? Será que seu aluno é capaz de aprender em 100 minutos, aquilo que você aprendeu em 10 anos ?

E avalie. Não para dar notas somente para o aluno. Mas para perceber o que a turma aprendeu. Será que se o aluno não atingiu o objetivo, você não ensinou? Ninguém realmente ensina, se alguém não aprende. Por mais boas intenções que tenhamos… se o menino não aprendeu, algo ocorreu e você não ensinou.

Vamos ter coragem e retomar as aulas que a turma não conseguiu assimilar ! Sem medo de ” perder tempo”!

Agora, Professor, se você acha que tudo isso é demais para você, reavalie as suas escolhas profissionais !

Coragem!!!

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1086 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário em Aos novos Professores de Ciências,

  1. muito bom… gostei..obrigado pela força

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: