Skip to content
Anúncios

Por que escolhi ser Professora?


Neste dia 15 de outubro ( Dia do Mestre) sou pega em pensamentos. E um deles é o que me pergunto de vez em quando:  Por que escolhi essa Profissão?

Minha família tem mais Professores que outra profissão. Brinco sempre que quando tem festa na família, tem Conselho de Classe! Somos muitos Professores: de pequenos, de adolescentes, de adultos, de Ciências, de Línguas, de Matemática,… Alfabetizadores, de Educação Infantil, de Universidade… dava pra fazer um Colégio ( e sem modéstia, dos melhores!). 

Desde pequena vejo os debates inflamados nas reuniões familiares: Por que fulano não quer nada? Como resolver os problemas educacionais do Brasil? O que fazer para valorizar o Professor? E aprendi ali a ser Professora. Aprendi a olhar nos olhos do aluno e elogiar ou dar aquela bronca! Aprendi a parar na feira, no mercado, no shopping e cumprimentar o aluno e a família; mesmo cheia de pressa. Descobri que trabalhar a sério não é motivo nenhum de vergonha, mesmo que outros digam ao contrário. 

Depois vieram os Mestres na Escola. Quantos! Uns mais rigorosos, outros mais amigos. Um Professor meu da 5a série levava as experiências mais bobas ( hoje vejo como eram simples) que encantavam a todos. Acho que foi ali que a Ciência me pegou de jeito. Outro de Estudos Sociais ( sou dessa época) me ensinou que posso falar e que ele ia me dar ouvidos. Os meus Professores de Universidade me deram a consciência que a Biologia não é só o ramo da Ciência que estuda a vida… é muito mais. Professores que estão comigo até hoje, me ensinaram a amar a minha Profissão.

Só que não foi fácil assumir que era essa a minha vocação. Fiz Ciências Biológicas para fazer pesquisa. Não queria, de maneira nenhuma, ser Professora. Era um peso: como ser Professora em um país que não valoriza a profissão? Como ser Professora em um país que valoriza mais a bola no pé que o livro na mão? Mas a profissão estava em minha alma. O que mais gostava no laboratório era explicar o que eu fazia.

Sou PROFESSORA! E me orgulho disso. Podia estar fazendo outras coisas sim. Podia mudar agora de profissão. Podia! Mas não quero. Porque ser Professora é muito mais que entrar em sala e colocar pra fora tudo que sabe: é ouvir, dar o ombro para o aluno chorar, rir ( muito!!!!) com eles, dividir, olhar o aluno uniformizado e pensar que é seu! Ser Professor é ser Professor a toda hora. E é isso tudo que me fez e me faz todos os dias escolher a minha Profissão!

Feliz dia dos Professores a todos os profissionais que amam a escolha que fizeram!!!!

 

Anúncios

3 Comments »

  1. Fico orgulhosa em saber que você se realiza como Professora. Espero que não esmoreça diante da situação atual em que bons professores são representantes de uma raça extinta. Meu maior orgulho não é ser professora: é ser mãe da professora que você é.

    Curtir

  2. OLÁ, Sou professora de Ciências… ESTOU CONCLUINDO MINHA ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, E PARA FAZER MEU TCC ESTOU REALIZAÇÃO UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SE PUDER COLABORAR DESDE JÁ AGRADEÇO. CASO CONHEÇA ALGUM PROFESSOR QUE SE ENCAIXE NO PERFIL, ME AJUDE COMPARTILHANDO. O LINK PARA O QUESTIONÁRIO É ESSE: https://www.onlinepesquisa.com/s/2b1fc42. NOVAMENTE OBRIGADA.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: