Um perfil nas Redes Sociais


Que tipo de pessoa você mostra nas Redes Sociais ? O que você quer deixar transparecer nas Redes Sociais? E que não é aceitável de jeito algum?

Vejo coisas nas redes sociais que não entendo. Como pessoas que lidam com a formação de jovens podem ” deixar escapar” alguns detalhes? Não acho que somos santos, mas algumas coisas são inacreditáveis.

Se somos Professores de Ciências, como colocar posts com falsas ciências, por exemplo? Nem estou falando de posts eticamente duvidosas. O que estou querendo refletir  é o seguinte: O Professor pode colocar tudo em seu perfil?

Minha resposta é não. Somos formadores e se você ( como eu!) tem um monte de alunos no seu perfil, não pode postar coisas que valorizam o alcoolismo, a violência, a desonestidade… Não dá para escapar.

Se a gente em sala de aula exige uma postura ética dos nossos alunos e de nós mesmos, não podemos ser diferentes nos Facebooks da vida. Os exemplos gritam e calam qualquer discurso feito.

Então, cuidado com a Persona que você quer mostrar no Face ou em outra rede social. Não estou querendo dizer que devemos ser falsos, mas coerentes.

Pense nisso!Dúvidas

Anúncios

2 respostas »

  1. Bom dia Andreia Barreto, venho sempre acompanhando suas postagens e gostaria de parabenizá-la pela qualidade e abertura para as discussões que as mesmas nos remetem. Essa por exemplo, levarei como referência bibliográfica para uma turma de professores em formação sobre ” Integração das ferramentas digitais e criação de Redes de Aprendência”. Na oportunidade colocamos o professor em rede. Promovendo-o de mero leitor a autor através do processo de Co-Formação ( heteroformação, autoformação e ecoformação) diante das questões de segurança na internet, política de privacidade, começamos com a discussão: qual a idade em que é possível inserir meu aluno nas redes sociais. Após apropriação das ferramentas digitais e algumas redes sociais, utilizadas numa perspectiva de transdisciplinaridade, o professor desenvolve estratégias de uso dessas ferramentas e inseri em seu fazer pedagógico.E assim a escola pode ampliar as possibilidades do ensinar e do aprender. Utilizamos esse perfil nas redes sociais e outros recursos da Web.20 para continuarmos o debate:
    1- https://www.facebook.com/RedesdeAprendencia
    2- Fórum Uso de redes sociais na escola: criando Redes de Aprendência. Web 2.0 & Transdisciplinaridade, no Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=122),
    3- Blog – http://redesdeaprendencia.wordpress.com/

    Obrigada e parabéns!
    Atenciosamente
    Profa. Selm@ Bess@

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: